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Criatividade com pimenta: evento quer inspirar e provocar reflexões sobre o futuro das relações entre marcas e consumidores


23 de abril de 2015 - 10h57

 A oitava edição do Wave Festival in Rio, que ocorre nos dias 15 e 16 de abril, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, terá programação de seminários que pretende estimular reflexões sobre o futuro do mercado publicitário. Muitos dos questionamentos serão trazidos pelos próprios donos das verbas. Com participação ampliada no evento deste ano, os anunciantes terão presença não apenas como jurados — Gabriela Onofre, da P&G, estará na categoria PR, e Eduardo Tracanella, do Itaú, na estreante Branded Content —, mas também na disseminação de conteúdos. “Teremos uma atenção especial ao que o anunciante fala, para gerar ideias sobre o futuro do mercado e de como alguns valores da publicidade estão em transformação”, resume Maria Laura Nicotero, diretora executiva de eventos do Grupo Meio & Mensagem.

Não por acaso, João Ciaco, diretor de brand marketing communication da Fiat Chrysler Automobile (FCA), é o primeiro a se apresentar no Copacabana Palace, com o seminário Advertising. A Time to Rethink (confira ao lado a programação completa). Para o executivo, o mercado publicitário precisa rever conceitos como cross media e multimeios para poder pensar em estratégias mais inovadoras para conectar marcas e consumidores. Um exemplo dessa tendência será apresentado no segundo dia do festival, no seminário Branded Content – It’s Not All About the Brand, em que será apresentado o case “Beco das garrafas”, de Heineken. “Além da mensagem de reflexão do Ciaco, o Wave apresentará esse case, que tem foco em branded content, uma modalidade pela qual os clientes engajam os consumidores de maneira nova”, aponta Maria Laura.

Publicitários de renome do Brasil e do mundo também terão a palavra no Wave.­ A começar por Marcello Serpa, sócio e copresidente do board da AlmapBBDO, que apresenta no primeiro dia do evento os trabalhos que mais o inspiram. O olhar para o passado se converte em reflexão sobre o futuro, já que Serpa também falará sobre as lições que a publicidade precisa aprender para continuar sendo relevante.

Dois representantes de agências do exterior também falarão sobre novas perspectivas para a publicidade: Andrew Robertson, presidente da rede BBDO World­wide, que descreve a intersecção entre publicidade e cultura popular, e Chris Weil, CEO da Momentum, que conta detalhes do premiado case “Selfie do Oscar: behind the scenes”, que colocou a Samsung no centro das discussões durante e depois da premiação do Oscar no ano passado.

A produção publicitária terá um debate próprio, com a presença de diretores de sucesso no Brasil, Argentina e Estados Unidos. Da mesma forma, a área de fotografia estará representada em um seminário sobre o processo criativo por trás de fotos de grandes eventos esportivos — que mostrará técnicas que poderão ser utilizadas nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Por fim, uma apresentação de produção de vídeos digitais mostrará as potencialidades da segunda tela.

Tradicional encontro promovido para os estudantes, o Young Wave Circus terá a presença de Hugo Rodrigues, CEO das agências Publicis Brasil e Salles Chemistri. Ele se apresentará a uma plateia de estudantes que também poderá interagir. Para participar, os estudantes precisam fazer inscrição gratuita no site do evento (www.wavefestival.com.br).

A lista de convidados que já passaram pelo Young Wave­ ­Circus tem Icaro Dória (2014), Celso Loducca (2013), Marcello Serpa (2012), Fabio Fernandes (2011), Sergio Valente (2010), Washington Olivetto e Maxi Anselmo (ambos em 2009). O Wave Festival tem inscrições abertas até 1ºde abril.

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