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Comunicação

O limite entre o genial e o indesejável

O mercado de comunicação tem o privilégio de contar com uma geração jovem e criativa, mas sofre com atitudes irresponsáveis e imediatistas


25 de abril de 2015 - 9h21

*Por Douglas Bocalão

É inegável a capacidade de lidar com um mundo em constante mudança que os profissionais entre 18 e 25 possuem. Eles são rápidos, talentosos, inteligentes e, infelizmente, indisciplinados. Todos? Não. Mas boa parcela desta juventude profissional está passando por uma crise existencial. Não sabemos se pode contar com seus talentos geniais ou com sua incapacidade de agir com a maturidade com que as empresas necessitam.

Andando pela Vila Madalena vi uma placa pendurada em uma banca de jornal: “estamos contratando (acima de 25 anos)”. Perguntei para dona Ângela, a proprietária, a razão daquela observação na placa, e ela foi enfática: “Já contratei muita gente jovem, só no ano passado foram cinco. Mas eu cansei. Não aguento mais apostar nesta geração. Eles se atrasam, não tem compromisso com a empresa. Não estão nem aí se perderem o emprego. Um deles chegou até a responder para mim. Fiquei muito triste”. Conversei com o senhor Antônio, gerente do posto de combustível que fica a 15 metros da banca, que também me falou sobre sua preferência por pessoas mais velhas. Ele foi um pouco além, me disse que só contrata acima de 30 anos.

O mercado de comunicação passa pelo mesmo fenômeno. Ao mesmo tempo em que tem o privilégio de contar com uma geração jovem e criativa, sofre com atitudes irresponsáveis e imediatistas.

Pois bem, ao invés de defender uma teoria sobre as possíveis razões que levam essa geração a ter tais características, vou deixar aqui, seguindo a onda do BuzzFeed, 11 dicas que podem ajudar o jovem profissional a acelerar sua maturidade.

1. Pontualidade
Alguns filmes hollywoodianos mostram personagens descoladas, que fazem as coisas no seu próprio tempo, pois elas são talentosas demais para seguirem regras e horários. Pois saibam que isso é ficção. Nenhum talento excepcional justifica a falta de pontualidade. Deixar pessoas em uma sala de reunião esperando por você é um dos sinais mais tenebrosos da falta de respeito e profissionalismo.

2. Não fale tudo o que pensa
Nem sempre é uma virtude. Na verdade, na maioria das vezes, demonstra a incapacidade de refletir e buscar respostas mais precisas. Tenha em mente que a sua opinião está longe de ser a mais correta. Então busque dados, palavras e o momento mais adequado para emitir sua opinião.

3. Um pouco de diplomacia
Ser do contra também não o faz um gênio. Principalmente se você o faz sem embasamento. Caso você não concorde com a opinião de algum colega, reverta a situação e faça com que prestem atenção em você, confrontando as ideias e colocando uma nova perspectiva. Experimente começar sua colocação com “você realmente tem um ponto, mas gostaria de deixar aqui uma outra visão para analisarmos juntos…”

4. Tenha visão de longo prazo
Você encontrará problemas e desafios em qualquer empresa. Não ache que mudanças constantes de emprego vão te livrar disso. Tente se fixar em uma empresa que tenha as crenças que você também acredita e invista nela. E fique de olho para perceber se ela também está investindo em você.

5. Aproveite melhor seu tempo
Passe menos horas de seu dia fazendo coisas improdutivas. Contenha seu impulso por olhar as redes sociais e trocar mensagens pelo celular.

6. Use o português correto
Não assassine esta que pode ser uma das suas principais aliadas ao longo da carreira: a língua portuguesa. Treine para que em suas apresentações você evite gírias e palavras erradas. Evite falar “tipo assim”, por exemplo;
Em seus e-mails, evite abreviações do tipo “vc, p/, hj, ssde, vdade,”. Use a nossa língua como aliada. Ela pode dizer muito sobre você.

7. Pense positivo
Evite fofocas. Não alimente um ambiente com intrigas. Faça com que seus colegas percebam que você pode vir a ser um líder do bem.

8. Respeito os mais velhos
Esta dica pode parecer piegas, mas é extremamente genuína. Infelizmente alguns dos bons costumes da velha educação têm caído em desuso. Os bons modos e o respeito por aqueles que possuem mais estrada são essenciais para mantermos um ambiente de trabalho equilibrado.

9. Não faça cara feia
Não reclame ou faça expressões de insatisfação quando o seu chefe lhe pedir um trabalho complexo que vai exigir algumas horas a mais de trabalho. Em toda empresa honesta, a recompensa vem depois do sacrifício (e não o contrário). Em geral, as tarefas mais desafiadoras são as que possibilitam também o maior aprendizado. Leve isso em consideração.

10. Eleve suas relações
Construa relações mais profundas com seus colegas e chefes. Para isso, você precisa ir além da conversa em torno de futebol, mulher e videogame. Tente sair da forma básica de se comunicar, repetindo as notícias que as redes sociais acabaram de dar. Estude história, arte, música, outros esportes (além do futebol), ciências. Busque falar sobre coisas construtivas.

11. Você não é insubstituível
Saiba reconhecer o seu próprio valor, mas também tenha humildade. Sempre haverá alguém no mercado que tem a mesma capacidade que você, ou que seja ainda melhor. Então não se isole no seu talento. Faça uso dele atrelado ao relacionamento humano e você valerá ouro.

Douglas Bocalão é sócio e diretor de projetos da Ampfy
 

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