Moma incorpora especializada Fracta

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Comunicação

Moma incorpora especializada Fracta

Movimento indica tendência de agências de pequeno e médio portes unirem forças para cortar custos em época de crise


30 de abril de 2015 - 1h03

A Moma, dos sócios Fico Meirelles (COO) e Rodolfo Sampaio (CCO), incorporou a agência Fracta Propaganda, especializada em comunicação para os segmentos de moda, varejo e franquias. Recentemente, a empresa criou o projeto de lançamento da coleção Chilli Beans por Swarovski. Outro cliente é a rede de franquias Puket, especializada em pijamas e underwear.

Os 15 profissionais da Fracta, incluindo os diretores Ana Caporrino e José Caporrino, fundadores do negócio, e Guilherme Saccomani, serão funcionários da Moma, mas atuarão de forma separada no núcleo FractaMoma, que concentrará o atendimento aos atuais clientes. “Eles são especialistas em segmentos nos quais podemos conquistar clientes”, resume Meirelles, que destaca ainda a expertise em projetos de mídias sociais da agência absorvida.

Além de negócios em novas frentes, a meta da Moma com a negociação é ampliar suas capacidades digitais. Em abril do ano passado, a agência contratou Ana Maria Nubié, uma das pioneiras no setor digital no Brasil, fundadora da Midialog, em 1993, empresa que deu origem à AgênciaClick, atual Isobar. Ela assumiu como diretora de estratégia (CSO), com a função de integrar iniciativas online e off-line.

Movimentos de incorporações deverão ser vistos no decorrer de 2015 no mercado brasileiro, especialmente com a consolidação de agências de portes pequeno e médio. Fatores como a crise econômica pela qual o País atravessa e o grande número de empresas no mercado publicitário fortalecem esse movimento. “Há uma tendência de agências unirem forças e cortar custos. Isso é comum em época de crise, e em todos os segmentos da economia”, opina Meirelles.

A própria Moma, que tinha 80 funcionários antes da incorporação da Fracta, deverá repetir outros negócios similares nos próximos meses. Até o momento, o FractaMoma é o único núcleo absorvido, mas Meirelles garante que tem capital para investir e que pretende fazer negócios com pelo menos mais duas agências, adicionando capacidades ferramentais e intelectuais desses negócios.

Segundo análise do publicitário, o começo de ano está difícil para o mercado, mas a agência continua crescendo. “Está ruim, mas está bom”, resume. O maior cliente da Moma é a Kia Motors, e também são atendidos Mercedes-Benz, Harley Davidson, Lacoste, SC Jonhson, Sherwin Williams, Aliansce Shopping Centers, CCE, Intelbras, Rodobens, Mary¬ Kay, Lopes e Superinteressante. Segundo o ranking Agências & Anunciantes, a Moma fechou o ano de 2013 com R$ 73 milhões em compra de mídia, o que a colocou na 48ª posição entre as maiores agências brasileiras.
 

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