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Foco está em não perder em vez de ganhar

Marcello Serpa, sócio da AlmapBBDO, entrevistado da reportagem especial de aniversário de Meio & Mensagem, afirma que os talentos valem mais do que os anunciantes querem pagar e que as empresas estão colocando muito dinheiro na ?decisão segura? e pouco na busca por ?soluções brilhantes?


15 de abril de 2015 - 8h43

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Sócio e copresidente do board da AlmapBBDO, Marcello Serpa é um dos nomes mais reverenciados da criatividade brasileira. Aqui e fora do País. Dono de um portfólio invejável e um dos líderes da agência mais premiada da história recente da publicidade no Brasil, ele foi o entrevistado da reportagem especial de aniversário de Meio & Mensagem. O formato, com perguntas feitas por profissionais do mercado, foi lançado no ano passado, com Nizan Guanaes, sócio-fundador do Grupo ABC. Nesta nova “entrevista coletiva”, Serpa recebeu 20 questões de importantes personalidades da indústria da comunicação, como Michael Conrad (presidente da Berlin School of Creative Leadership), Donald Gunn (fundador do Gunn Report) e Fernando Meirelles (diretor da O2 Filmes), e também das artes, caso do músico Frejat, e do esporte, com o surfista Gabriel Medina, campeão do mundo. 

Uma das questões foi feita pelo próprio Nizan Guanaes, ex-dupla de Serpa em alguns trabalhos, quando ambos atuaram na DM9, entre eles o primeiro Grand Prix da publicidade brasileira (“Umbigo”, para o Guaraná Antarctica Diet). Guanaes quis saber do sócio da Almap quais são os desafios mundiais da indústria. Para Serpa, o principal é recuperar o valor percebido junto aos anunciantes.

“Os clientes não perceberam ainda que num mundo com (…) tanta possibilidade de ver conteúdos, os caras que sabem fazer isso com maior talento valem mais do que eles estão querendo pagar. (…) Não adianta economizar, cortar e o trabalho ficar ruim. Mais do que nunca, é preciso ter pessoas talentosas, das mais diversas áreas, criando coisas que sejam absolutamente relevantes, interessantes, impactantes, sedutoras. (…) Os anunciantes estão colocando muito dinheiro numa tentativa de achar uma decisão segura. E muito pouco dinheiro em achar soluções brilhantes. (…) Hoje as pessoas estão mais preocupadas em não perder do que em ganhar”.

Entre as perguntas, estão a de Marcio Utsch, CEO da Alpargatas, empresa atendida pela Almap, que questiona como ele reage a sugestões de intervenção na criação feitas por clientes. Outra, de Paulo Lima, fundador e editor da revista Trip, quer saber onde Serpa aprendeu as melhores lições para a vida. Andrew Robertson, presidente e CEO da BBDO Worldwide, por sua vez, provocou o brasileiro a revelar quais seriam as três campanhas da agência que ele levaria para uma ilha deserta – e sem ondas. Confira as respostas para essas três perguntas e mais a participação de Fabiana Serpa, filha do criativo e diretora da Paranoid, e Gabriel Medina na TV Meio & Mensagem (mais abaixo).

A íntegra da entrevista coletiva, intitulada “Bauhaus com Pernambuco”, está disponível para assinantes na edição 1655 ou na versão tablet de Meio & Mensagem. Para acessá-la, basta baixar o aplicativo nos sistemas iOS e Android.
 

 

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