Comunicação
FCB estabelece parceria de conteúdo com MIS
?A propaganda no tempo de Vivian Maier?, que estreia nesta terça-feira, 21, é o primeiro projeto da agência com o Museu da Imagem e do Som (MIS)
?A propaganda no tempo de Vivian Maier?, que estreia nesta terça-feira, 21, é o primeiro projeto da agência com o Museu da Imagem e do Som (MIS)
Felipe Turlao
20 de abril de 2015 - 10h29
A FCB Brasil assinou uma parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e passa a contribuir com conteúdos para algumas mostras previamente definidas pelo museu – o mais visitado na capital paulista em 2014, com 603 mil pessoas.
O primeiro projeto estreia nesta terça-feira, 21, e fica em cartaz até 14 de junho (confira mais informações no quadro ao lado). Trata-se da exposição “A propaganda no tempo de Vivian Maier”, que reúne cerca de 60 anúncios, filmes e demais peças comerciais de mais de 20 agências nacionais e internacionais.
O projeto ocorre em paralelo à exposição “O mundo revelado de Vivian Maier”, homenagem à fotógrafa norte-americana, especializada no cotidiano urbano, e falecida em 2009.
Parte integrante do programa Maio Fotografia no MIS 2015, a mostra criada pela FCB pretende contar como a propaganda dialogava com a mulher no período fotografado e vivido por Vivian.
“A propaganda influenciou e foi influenciada por todas as mudanças culturais que aconteceram durante as seis décadas de produção dessa fantástica fotógrafa de rua. O desafio que trouxemos para a mostra paralela foi identificar se existe alguma relação entre aquilo que Vivian Maier via nas lentes de sua rolleiflex e a comunicação massiva de sua época”, explica Rui Piranda, curador da mostra da FCB e diretor executivo de criação da agência.
Dentre as instalações pensadas pela agência para a exposição, dividida em décadas, estão binóculos que mostram fotos da artista para se comparar com a publicidade da época e, atração final, a máquina de selfie.
Não é novidade agências apoiarem manifestações artísticas e culturais, mas casos como este demonstram que elas querem ir além e levantar o patamar da agência de publicidade enquanto interlocutora na sociedade, explorando de forma mais profunda a relação entre comunicação e cultura.
“Não estamos colocando apenas um selo. As agências de comunicação precisa entender que têm papel de transformação do mundo e que a comunicação das marcas influencia comportamentos, no sentido legal da coisa”, afirma Pedro Cruz, CCO da FCB.
Serviço:
Instalação Interativa – A propaganda no tempo de Vivian Maier
Data: de 21 de abril a 14 de junho
Horários: de terça-feira a sábado, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h
Local: Espaço Redondo, no Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo – (11) 2117 4777
Ingresso: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia)
Classificação etária: livre
Compartilhe
Veja também
Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão
Peça "A Pista é Sua", da plataforma Live in Levi's, visa incentivar engajamento com a cultura e diferentes formas de expressão
Campanhas da Semana: momento de celebração
Betncional celebra carreira de Vini Jr., com a música “O Vencedor”, de Thiaguinho, e Hersheys incentiva que as pessoas deem barras para comemorar a Páscoa