Comunicação
D&AD tem a edição mais premiada
Premiação entregou um total de 847 prêmios, entre eles cinco Black Pencils e quatro White Pencils
Premiação entregou um total de 847 prêmios, entre eles cinco Black Pencils e quatro White Pencils
Teresa Levin
22 de maio de 2015 - 3h15
A premiação inglesa D&AD entregou um total de 847 Pencils em 2015, fazendo com esta seja a sua edição em que o maior número de prêmios foi distribuído. Com sua festa de premiação realizada na última quinta-feira, 21, em Londres, o D&AD prestigiou a R/GA como a agência de publicidade mais premiada enquanto em design o destaque foi a Design Bridge. Entre os anunciantes, a Procter&Gamble foi eleita o principal deste ano, com alguns prêmios para a campanha #LikeAGirl, de Always.
Com a conquista de 44 Pencils, o Brasil ficou em quarto lugar no ranking geral, sendo o mais premiado na América Latina. Entre as mais de 22 mil inscrições, 712 foram feitas pelo país, 12% a mais do que no ano passado. Dos trabalhos brasileiros premiados, destaque para “Proud Whopper”, criado pela David, que ficou com um dos três Yellow Pencil conquistados pelo Brasil e ainda levou um Graphite Pencil e dois Wood Pencil. As agências brasileiras premiadas foram: AlmapBBDO (8), FCB (6), F/Nazca S&S (6), Ogilvy & Mather (5), David (4), Leo Burnett Tailor Made (3) e Africa Rio (2) e Lobo (2). Também figuram na lista, com uma peça cada Africa, Artplan, Casa Rex, JWT, Loducca, Neogama/BBH, Publicis e Studio MK 27.
Entre os prêmios mais prestigiados, o grupo de jurados entregou este ano cinco Black Pencils e quatro White Pencils. A campanha #LikeAGirl criada pela Leo Burnett Toronto, Londres e Chicago para a Proceter&Gamble (Always) foi a mais premiada na edição deste ano do D&AD. Foi dela um dos Black Pencils; os outros foram para Film Idents da 4Creative; G.F Smith da Made Thought; Inglorius Fruits & Vegetables da Marcel Worldwide, e K9FM da Colenso BBDO.
Os White Pencils foram entregues a LEGO: Everythink is NOT awesome, da Don’t Panic London; This Is Wholesome, da Droga5; Nazis Against Nazis – Germany-s Most Involuntary Charity Walk, da Constanze Spross, e Human Traffic Sign, da Lowe China.
Resultados por país
O Reino Unido foi mais uma vez o país premiado com um total de 229 Pencils, entre eles sete Yellow Pencils e dois Black Pencils. Logo após veio os Estados Unidos com um Black Pencil e sete Yellow. Na Asia, o destaque foi para o Japão, que abocanhou 47 Pencils, sendo cinco Yellows. A Alemanha obteve 44 Pencils e a França, 37. Outro destaque este ano foi a Australia que conquistou 39 Pencils. Mas o desempenho que talvez seja o mais impressionante foi o da China que, com a conquista de 21 Pencils, registrou um crescimento de mais de 300% em relação a seu resultado em 2014, quando foi prestigiada com cinco prêmios.
Compartilhe
Veja também
Mediabrands lidera ranking de compra de mídia do Cenp-Meios em 2023
Operação do Interpublic aparece como primeira colocada após a unificação dos dados repassados por Mediabrands e Mullen Lowe; BETC Havas e Artplan completam o pódio
Filme da Volkswagen com Elis Regina é eleito Melhor Comercial do Brasil
Comercial da AlmapBBDO, feito com tecnologia de inteligência artificial, venceu a edição 2024 de premiação do SBT