Regina Augusto, ex-M&M, lança a Gume

Buscar
Publicidade

Comunicação

Regina Augusto, ex-M&M, lança a Gume

Agência de reputação e engajamento quer pensar e executar estratégias de relações públicas, conteúdo e influência


26 de maio de 2015 - 3h00

 Um evento que atraiu cerca de 200 profissionais do mercado publicitário brasileiro, realizado na manhã desta terça-feira, 26, no Allianz Parque, lançou a agência de reputação e engajamento Gume. O negócio tem como sócia e presidente Regina Augusto, ex-diretora editorial de Meio & Mensagem.

A proposta da empresa, que terá foco nas especialidades de relações públicas, conteúdo e influência, é unir serviços de estratégia e execução, dois pilares que costumam estar separados no segmento de comunicação no Brasil. “Reputação é lidar com aquilo que é permanente, como valores e propósitos das marcas. Engajamento é lidar com o que está em transformação, como no caso da necessidade de dialogar com as pessoas nas redes sociais”, explica Regina.

Embora possa atuar em ações mais tradicionais do segmento de relações públicas, como relacionamento com imprensa e stakeholders, a Gume propõe que tais serviços de comunicação estejam atrelados a uma interpretação mais ampla dos contextos social, econômico e cultural. “Acredito que, para o processo de comunicação ser mais efetivo e relevante, é necessário que ele entre numa fase mais estratégica”, avaliou Regina.

Essa visão ampla se torna mais necessária, segundo a jornalista, em um contexto em que as marcas perderam o controle de suas mensagens, antes, unidirecionais. “As pessoas agora têm voz e as empresas não estão acostumadas a lidar com a contradição. Essa vulnerabilidade abre espaço para crises que, geralmente, são tratadas apenas depois que ocorrem”, analisou. Por isso, analisa Regina, apesar de o mercado de relações públicas ter empresas tradicionais estabelecidas há algumas décadas, há espaço para uma estrutura mais enxuta e criativa, que é sua proposta para a atuação Gume.

Clientes, equipe e convidado

A empresa nasce com quatro clientes: a escola sueca de inovação Hyper Island, para quem a Gume cuidará do posicionamento estratégico no Brasil; a concessionária de exploração de mobiliário urbano Ótima, que será atendida nas esferas de relações públicas e redes sociais; a agência de publicidade David, do Grupo Ogilvy; e a consultoria Júlio Ribeiro Planejamento de Empresa (JRP), lançada há alguns meses pelo ex-presidente e sócio da Talent. As duas últimas serão clientes na especialidade de relações públicas.

Além de Regina, a Gume tem uma equipe de liderança formada pelas diretoras de PR Marina Moraes (ex-Dentsu) e Regiane Zanatta (ex-MSL Group), a estrategista digital Daniela Garcia (ex-Isobar Brasil) e o gerente de projetos Eduardo Zanelato (ex-repórter de Meio & Mensagem). A agência terá parceria estratégica com a consultoria de consumer insight e market research The Listening Agency, do antropólogo inglês Tim Lucas, que terá ainda o cargo de chief strategy officer na própria Gume.

O evento de apresentação do novo empreendimento teve uma entrevista de Regina e Lucas com o norte-americano Micah White, PhD e ativista social que ajudou a criar o movimento Occupy Wall Street, que, em 2011, ocupou a praça Zuccotti Park, próximo a Wall Street, o coração financeiro de Nova York, para pedir o fim do financiamento privado de campanhas eleitorais.

O movimento ganhou ressonância e serviu de inspiração para protestos contra a desigualdade econômica e social naquele país e em outros países. White é ainda ex-editor da revista provocativa Adbusters e autor do livro “O fim do protesto”, que será lançado pela Penguin Random House Canada, no segundo semestre de 2016. Na obra, ele vai explorar o futuro do ativismo e dos movimentos sociais que, em sua análise, precisam de grandes mudanças, como ele adiantou para os presentes no evento.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Ação foi desenvolvida em parceria com a WMcCann e JCDecaux e destaca a importância das vitaminas encontradas nas frutas

  • Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Bruxo estrela campanha do Prime Video, enquanto craque do Real Madrid recria entrevista icônica para Pepsi