As campanhas favoritas em Cannes

Buscar
Publicidade

Comunicação

As campanhas favoritas em Cannes

Meio&Mensagem aponta cinco cases que tendem a fazer sucesso e faturar prêmios importantes no festival


10 de junho de 2015 - 10h35

O retrospecto do sucesso anterior aliado às opiniões de profissionais com visão global do mercado publicitário pode ajudar a adiantar alguns dos principais candidatos aos Grand Prix no Festival Internacional de Criatividade de Cannes.

Meio&Mensagem fez um levamentamento em festivais como One Show, D&AD, Art Directors e New York Festivals para saber quais foram os cases mais premiados. Além disso, ouviu o que pensam PJ Pereira, sócio da Pereira&O´Dell, e Anselmo Ramos, sócio-fundador da David, dois profissionais brasileiros que estão vivenciando o clima de momento no mercado norte-americano.

Com base nisso, apresentamos cinco campanhas que devem ter destaque no festival. Concorda?

“House of Mamba”, da AKQA de Londres para Nike:

“É uma quadra com chão interativo. A ideia oferece inúmeras possibilidades para melhorar performances e espetáculos esportivos. Se for julgado pela tecnologia empregada, vai ganhar os maiores prêmios”, aposta PJ Pereira, sócio da Pereira & O’Dell. A iniciativa se desenvolveu na China, com a participação de Kobe Bryant, conhecido pelo apelido de “black mamba”.

wraps

“Like a girl”, da Leo Burnett Chicago para Always, de P&G

“É um filme que emociona e mostra que a sociedade tem um conceito errado sobre o que é ser uma menina”, analisa Anselmo Ramos, sócio-fundador da David. A expressão “como uma menina” tornou-se um insulto nos Estados Unidos e o comercial utiliza depoimentos e reações reais para convidar as pessoas a mudarem essa percepção que, muitas vezes, ocasiona perda de autoconfiança nas meninas.
 

“The other side”, da Wieden + Kennedy de Londres para Honda

A ação, que divulga as versões esportiva e família do modelo TypeR, consiste em dois filmes com histórias diferentes, mas com acontecimentos sincronizados. “Ao iniciar o vídeo, a pessoa vê a versão família, em que o ator dá carona a seus filhos. Quando se aperta a tecla R, o filme troca para a versão esportiva, que mostra uma trama policial noturna”, explica Pereira. “É uma ideia simples e interativa que coloca o produto como parte central da história. Além de ser uma marca historicamente bem premiada”, analisa Ramos. Para vivenciar a experiência, entre no site da campanha.
 

“Will beats noise/The ballerina”, da Droga5 para Under Armour

Comerciais da campanha “I will what I want”, protagonizado por Gisele Bundchen e pela bailarina Misty Copeland. “É uma ideia poderosa e que ajudou a colocar na conversa uma marca sobre a qual quase ninguém falava há alguns anos. O case de Under Armour é uma construção muito rápida de marca”, analisa Ramos.
 

“Between two ferns”, da Funny or Die para Healthcare.gov

Entrevista fake do humorista Zach Galifianakis com Barack Obama, em que ele faz perguntas fora do padrão. “O impressionante é que se trata de uma campanha de governo. É um tema muito americano, claro, mas ficou engraçado, porque Zach Galifianakis faz perguntas estúpidas e o Obama demonstra grande aptidão ao humor”, analisa Ramos.

Safra caseira

Também demos a Anselmo Ramos e PJ Pereira a chance de apontarem os trabalhos de suas agências que podem se destacar em Cannes.

Pereira cita dois concorrentes da Pereira&O´Dell que fazem suas estreias em festivais justamente em Cannes. O primeiro é “What lives inside”, o quarto filme da série para Intel e Toshiba. Com componentes de redes sociais, ele foi protagonizado por J.K. Simmons, vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Whiplash. Outro projeto, feito em parceria entre os escritórios de San Francisco e São Paulo, é “True friendship”, para Coca-Cola, ação que explora a questão do cyberbullying e defende que amigos de verdade aparecem em momentos cruciais. “Temos mais chances com a ação de Coca-Cola, por ser algo novo. Os critérios dos júris, que acho injustos, são contrários a campanhas que já duram alguns anos”, analisa.

Pela David, Ramos vai para Cannes com esperança em “Proud Whoper”, ação que propôs um novo Whoper na versão “proud”. “Quando foram atrás do sanduíche, as pessoas descobriram que era o mesmo Whoper, mas com uma embalagem com as cores do arco-íris e a mensagem “Somos a mesma coisa por dentro” (“We´re all the same inside”)”, relembra Ramos. Nesse caso, o cliente assumiu uma posição favorável ao movimento LGBT, o que, como costuma acontecer no Brasil, trouxe opiniões positivas e negativas. “Eles foram corajosos”, define Ramos, que conta que as embalagens especiais do Proud Whoper chegaram a ser comercializadas a US$ 1 mil no eBay.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Peça "A Pista é Sua", da plataforma Live in Levi's, visa incentivar engajamento com a cultura e diferentes formas de expressão

  • Campanhas da Semana: momento de celebração

    Campanhas da Semana: momento de celebração

    Betncional celebra carreira de Vini Jr., com a música “O Vencedor”, de Thiaguinho, e Hersheys incentiva que as pessoas deem barras para comemorar a Páscoa