Abap se posiciona contra o BV de produção

Buscar

Abap se posiciona contra o BV de produção

Buscar
Publicidade

Comunicação

Abap se posiciona contra o BV de produção

Entidade avisou associadas que não reconhece a prática e defende honorários de 15% às produtoras


11 de junho de 2015 - 4h28

 A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) reafirmou, por meio de comunicado a suas associadas, que não reconhece ou apoia a prática de recebimento de comissões por parte das produtoras.

A prática, conhecida como BV de produção, foi a gênese dos repasses irregulares ordenados por Ricardo Hoffmann, ex-diretor do escritório de Brasília da Mullen Lowe (ex-Borghi/Lowe), para empresas do ex-deputado André Vargas – e que implicaram o nome da agência na Operação Lava Jato.

No mesmo texto, a Abap defende a remuneração de 15% “pela contratação, acompanhamento e supervisão dos serviços de produção de terceiros prestados aos clientes das agências”, conforme determinam as Normas-Padrão da publicidade brasileira.

À reportagem “Os perigos da relação paralela”, publicada pela edição impressa de Meio&Mensagem em 27 de abril (e com trechos disponíveis nesta reportagem do site do M&M), a Abap já havia condenado a prática.

“O que parece acontecer nesses casos é que o cliente pressiona a agência para não pagar e isso faz nascer uma relação paralela, que não aprovamos, de cobrar da produtora o que se devia cobrar do cliente”, avalia Orlando Marques, presidente da entidade.

“As normas estão aí para serem cumpridas e não existe nenhuma regulamentação para cobrança de BV sobre o serviço da produtora. Se o cliente não está pagando a agência pela produção, não está cumprindo as práticas do mercado. Mas isso não se justifica que se cobre do fornecedor”, completou Marques.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Peça "A Pista é Sua", da plataforma Live in Levi's, visa incentivar engajamento com a cultura e diferentes formas de expressão

  • Campanhas da Semana: momento de celebração

    Campanhas da Semana: momento de celebração

    Betncional celebra carreira de Vini Jr., com a música “O Vencedor”, de Thiaguinho, e Hersheys incentiva que as pessoas deem barras para comemorar a Páscoa