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XYZ Live fortalece projetos sob demanda

Mais enxuta, agência liderada por Guilherme Schaeffer foca nas áreas de esporte e eventos de música ao vivo com projetos sob demanda e consultoria de marca


23 de junho de 2015 - 9h06

A XYZ Live reorganizou sua estratégia de atuação no mercado para posicionar-se como uma agência focada em marketing de entretenimento, especialmente esporte e eventos de música ao vivo. Sob o comando de Bazinho Ferraz, a agência passou por essa reestruturação em novembro de 2013, que culminou na redução de seu efetivo de 140 para 40 funcionários, e no encerramento das áreas de conhecimento, moda e cultura.

“Devido à situação macroeconômica, tivemos de nos adaptar a esse novo mercado. Foi um processo interessante, porque surgiram oportunidades em áreas até então pouco exploradas”, conta Guilherme Schaeffer, que assumiu no final daquele mesmo ano a presidência da agência, depois de ter passado pela vice-presidência da área de esportes.

Desde que tomou as rédeas da operação, o executivo vem reformulando algumas áreas da empresa, dando mais ou menos peso para cada uma de acordo com a necessidade das marcas. Em 2014, por exemplo, a empresa ampliou a quantidade de projetos sob demanda. “Hoje, o cliente avalia o que é importante para a plataforma dele e trabalhamos juntos na solução”, explica. Outro foco de atuação é em consultoria de marca.

Mas a empresa precisou abrir mão de outros serviços. O período de consolidação da XYZ Live, em 2014, foi marcado pelo spin off da área de produção e promoção de shows, que resultou no surgimento da Move Concerts. A nova empresa tem origem na estrutura da antiga Mondo Entretenimento, que se uniu a outras empresas para formar a XYZ Live em 2010. “Foi desafiador deixar de promover shows, porém bom para continuar ativo nesse segmento e manter o ânimo da equipe”, conta Schaeffer. Hoje, a Move Concerts é parceira da empresa para comercialização de patrocínios e ativação de marcas, no ano passado.

Apesar das mudanças, a XYZ Live conseguiu manter clientes de longa data, como Budweiser e Sky, que estão com a empresa há quatro e sete anos, respectivamente. Esse é o quarto ano consecutivo que a empresa assume a comercialização e gestão do patrocínio das cotas das duas marcas na plataforma de shows Live Music Rocks. Além disso, será responsável pela ativação da plataforma de música para shows internacionais da marca de cerveja.

Se o ano passado rendeu bons contratos para a agência, por conta da Copa do Mundo — que possibilitou a realização de projetos como o Casa Fenomenal, em parceria com a Nike, que promoveu festas e shows em um armazém no Rio de Janeiro — nesse ano a perspectiva de trabalhos e, consequentemente, de faturamento, é mais modesta. “O ano de 2014 foi acima de nossas expectativas e imagino que encerraremos 2015 em uma situação parecida, com crescimento de 8%”, prevê Schaeffer.

Em 2016, no entanto, os projetos estratégicos para marcas ligadas aos Jogos Olímpicos devem ocasionar um crescimento de 20%, de acordo com o executivo. Schaeffer garante que, daqui em diante, não pretende aumentar a equipe nem expandir o modelo de negócios, e sim fortalecer as atuais áreas. “É um formato saudável. Fico leve para ter agilidade para mudar de acordo com o mercado. Depois de uma complexa adaptação, sinto que estamos no rumo certo”, analisa.

A XYZ Live tem 17 clientes ativos, entre eles, Samsung, Allianz, Ford, Mitsubishi, Sony e Riachuelo. Em janeiro, assumiu as ações promocionais e de ativação do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. A empresa é composta por 35 funcionários fixos, porém a equipe chega a mais de cem pessoas de acordo com as demandas dos projetos.  

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