McDonald´s vence Procon na Justiça

Buscar
Publicidade

Comunicação

McDonald´s vence Procon na Justiça

Multa de R$ 3,3 milhões do órgão de defesa à rede por propaganda indevida foi suspensa pelo Tribunal de Justiça de São Paulo


2 de julho de 2015 - 5h18

Uma multa de R$ 3,3 milhões aplicada pelo Procon de São Paulo ao McDonald´s, em 2011, por publicidade dirigida ao público infantil, foi suspensa pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, após várias tentativas de recursos por parte do órgão de defesa. O relator do processo considerou que a sociedade brasileira é capitalista e, portanto, cabe à família a obrigação de educar seus filhos.

A multa foi aplicada após o Instituto Alana denunciar que a rede de fast-food estava dirigindo a publicidade de seu Mc Lanche Feliz a crianças e, portanto, agindo ilegalmente. Diante da notificação por parte do Procon, a rede contestou a multa na Justiça. A decisão não é definitiva, há a possibilidade de o órgão recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Procurado por Meio & Mensagem, o Procon disse que ainda não foi notificado e, portanto, não irá comentar o tema. Já o McDonald´s, não comenta decisões judiciais, favoráveis ou não.

No acórdão, o Juiz diz que pareceu cômodo ao Procon “acolher acriticamente a representação equivocada, ainda que com aparência de boas intenções do Instituto Alana”. Além disso, o relator se refere à organização como “militância ongueira”. Isabela Henriques, diretora do Instituto Alana, explica que o acórdão demonstra profundo desconhecimento do desenvolvimento infantil e dos direitos do consumidor. Além disso, Isabela explica que a organização não é contra a publicidade, mas defende que ela seja direcionada aos pais e responsáveis. Segundo ela, 50% das multas aplicadas pelo Procon em casos como este costumam ser mantidas.

wrapswraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Will Bank cria sua “Times Square” em Nova Iorque brasileira

    Will Bank cria sua “Times Square” em Nova Iorque brasileira

    Fintech celebra o trabalho dos empreendedores brasileiros e promove ação especial em cidade do interior do Maranhão

  • Vivo lança movimento de combate ao assédio nos games

    Vivo lança movimento de combate ao assédio nos games

    #NãoMexeComAsPrincesas é uma continuidade da causa em que visa promover a equidade de gênero nos jogos