Está na hora de sair da teoria e agir

Buscar
Publicidade

Comunicação

Está na hora de sair da teoria e agir

A maioria dos profissionais de atendimento fica presa na execução de tarefas à espera de que as agências ofereçam algum tipo de treinamento que alavanque suas carreiras


16 de julho de 2015 - 10h30

Por Marcelo Passos 

A conversa não é nova, mas os passos seguintes, sim: o profissional de atendimento precisa se reciclar. É imprescindível que ele tenha conhecimento que ultrapasse os tecnicismos e o tático da nossa operação para ir além. Muito além. Na prática, no entanto, se formos bastante sinceros, constataremos que uma parcela realmente muito pequena dos profissionais de atendimento toma as rédeas da carreira na mão e investe em seu desenvolvimento profissional.

Tomando a liberdade de ser generalista, e claro que exceções existem, a maioria dos profissionais fica presa na execução de tarefas à espera de que as agências ofereçam algum tipo de treinamento que alavanque suas carreiras. E quando isso acontece, não raro, as pessoas ainda reclamam. E, atenção: não estou defendendo que as agências e empresas não invistam em seus talentos. Temos, e falo aqui como vice-presidente de uma agência, o compromisso de oferecer treinamento, informações, cursos e toda a sorte de ferramentas que contribuam para a formação continuada de nossos talentos. Mas isto não é suficiente para quem quer crescer. O profissional precisa ser protagonista de sua própria carreira.

Uma das condições essenciais para quem quer alcançar uma posição de liderança, realizando um trabalho que faça a diferença, e chegar ao topo da nossa indústria, é desenvolver conhecimentos periféricos que complementem nossa compreensão do consumidor, das ondas do mercado, dos negócios do cliente, das novas tecnologias. Não podemos só nos contentar com a experiência que usufruímos como usuários e compradores.

Precisamos ter conhecimento em outras áreas¬ importantes. Precisamos estudar administração, gestão de projetos e processos, consumo de mídias, análise de balanço. Claro que não é esperado uma imersão profunda em todos os assuntos, mas é imprescindível que haja um caldo cultural que faça com que nossos clientes vejam valor no profissional que somos e não só nas empresas que nós representamos. Juntos, profissionais talentosos e agências robustas, são mais fortes e sempre haverá cliente que verá valor nesta equação e estará disposto a pagar.

Possibilidades para que o profissional ande com as próprias pernas, existem. Fundação Getúlio Vargas, Insper, Fundação Dom Cabral, Faap,¬ ESPM, USP e tantas outras são instituições altamente qualificadas que oferecem cursos para diversas demandas: de MBAs até os cursos de curta duração que exercem um papel de trazer informações atuais e com alta aplicabilidade no nosso dia a dia. Outra possibilidade é a oportunidade que estamos criando via Grupo de Atendimento. Em dois anos já formamos quatro turmas em cursos diversos sobre gestão de negócios, totalizando impacto direto em 160 profissionais de atendimento. Mas não é suficiente. Só para destacar um tema atual: o mobile.

Hoje temos 276 milhões de celulares no Brasil, apesar de uma penetração de 135%, o número de celulares ainda cresce 3% ao ano por aqui. Outro dado relevante: o brasileiro passa em média 5h26 na internet por dia, das quais 3h47 são via mobile.

Recentemente tivemos um curso de digitalização para profissionais oferecidos pelo Grupo de Atendimento. Foi um sucesso, mas as oportunidades de locais de onde podemos tirar aprendizados são muitos.

Assim como o mobile, os assuntos correlacionados ao nosso dia a dia são muitos e variados. Não se prenda a cursos que estejam diretamente ligados ao que você já faz. Alie cursos específicos com outros mais generalistas. Estude as novas ondas de consumo, mas seja curioso sobre ciências como antropologia. A última explica comportamento das pessoas, a primeira nos faz entender como o consumidor está agindo. Saia da sua zona de conforto e mergulhe no que você não sabe. Não quero ditar regras, mas sim compartilhar uma visão: quem não se mexer, poderá estar determinando agora o fim de sua carreira.

(*) Marcelo Passos é vice-presidente de atendimento da DM9DDB
 

Esta opinião foi originalmente publicada na edição 1668, de 13 de julho de 2015, exclusivamente para assinantes, disponível nas versões impressa e para tablets de Meio & Mensagem. Nos tablets, para acessar a edição, basta baixar o aplicativo nos sistemas iOS ou Android.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Peça "A Pista é Sua", da plataforma Live in Levi's, visa incentivar engajamento com a cultura e diferentes formas de expressão

  • Campanhas da Semana: momento de celebração

    Campanhas da Semana: momento de celebração

    Betncional celebra carreira de Vini Jr., com a música “O Vencedor”, de Thiaguinho, e Hersheys incentiva que as pessoas deem barras para comemorar a Páscoa