Como lidar com os haters?

Buscar
Publicidade

Comunicação

Como lidar com os haters?

Com 30 mil seguidores no Facebook, Mentor Muniz Neto lança livro em que exercita o sarcasmo pelo prazer


5 de agosto de 2015 - 10h51

 Uma campanha em 50 relógios de rua de São Paulo anuncia: “Livro para rir sem colorir. Nas livrarias”.

As peças divulgam a obra “Ódio, Raiva, Ira e Outros Prazeres Diários” (Dash Editora, 2015, 184 páginas, preço: R$ 45,00), que será lançada na noite desta quarta-feira, 5, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, a partir das 18h30.

O diretor de arte Mentor Muniz Neto, CCO da Bullet, vai autografar livros de admiradores de seus textos sarcásticos e, possivelmente, alguns haters. “Esse sarcasmo diário é o que me dá mais prazer”, afirma (leia abaixo entrevista com o autor, que explica, dentre outras coisas, como lida com os haters nas redes sociais).

Neto, como é conhecido nas redes socais, começou a publicar suas crônicas na internet em 1998 no blog com o sugestivo nome de ‘Não Conte Para a Mamãe’. De lá para cá, conquistou uma legião de fãs e leitores fiéis de suas crônicas diárias, que envolvem desde situações cotidianas a fatos relativos ao mercado publicitário. A receita lhe garantiu 30 mil seguidores no Facebook e mais de 160 mil no Twitter.

Entretanto, “nenhuma mídia digital tem a mesma importância de um livro”. A frase foi do amigo J.R. Duran que o convenceu a publicar o primeiro livro, que contou com a ajuda de Silvia Ribeiro, diretora da Dash Editora.

Com cerca de 40 “pequenas histórias do cotidiano” e ilustrações do próprio Neto, o livro resume a personalidade do diretor de arte no teclado: análises divertidas, críticas ácidas e até um pouco de doçura. O livro é indicado para quem gosta de ler “causos” no Facebook, mas acima de tudo, boas histórias. Incluindo-se aí os haters.

wraps

Confira abaixo um bate papo com Mentor Muniz Neto, em que ele fala sobre diversos assuntos, inclusive como lidar com haters:

Meio&Mensagem – É possível ter prazer, ainda mais diário, nas redes sociais? Rezam alguns estudos que elas tornam as pessoas mais depressivas e antissociais.

Mentor Muniz Neto – Claro que sim! Acho que existe uma enorme carência de conteúdo original nas redes sociais. Foi escrevendo crônicas diárias que acabei acumulando mais de 30 mil seguidores no Facebook e mais de 160 mil no Twitter. E meu maior prazer nas redes sociais é poder escrever e interagir com centenas de comentários sobre os textos.

M&M – Qual sua reação média ao ler com algum comentário agressivo contra você nas redes sociais? O que você recomenda a quem lida com isso, que vem a ser quase todo mundo?

Neto – Não acho que é quase todo mundo não. Pelo contrário. Meu mural é extremamente generoso comigo. Quando aparecem trolls e haters, a receita é simples: bloquear o que escreveu o comentário agressivo e todos os que curtiram o tal comentário. Agora, quando o sujeito é MUITO agressivo, o melhor é dar corda. Geralmente ele vira a piada dos comentários.

M&M – Quanto tempo você dedica à produção de textos para as redes sociais? Você considera um tempo bem utilizado?

Neto – Escrevo ao longo do dia. Um pedacinho de cada vez. Não escrevo para utilizar bem ou mal o tempo. Escrevo porque me dá prazer. E acabou rendendo um livro.

M&M – Ódio, raiva e ira. Qual seu sentimento favorito e por quê?

Neto – O título é uma ironia com o sarcasmo comum à maioria dos textos que compõem o livro. Cada sentimento tem sua hora e sua razão. Esse sarcasmo diário é o que me dá mais prazer. Prazeres diários, exatamente por isso.

M&M – Sabe dizer qual foi a melhor e a pior crônica que escreveu? Por quê, nos dois casos?

Neto – Na minha opinião, a melhor é a que é a mais compartilhada. Indica que mais gente gostou e passou a diante. Nesse critério, acho que a melhor foi a que falo do Canal OFF, que teve mais de 24 mil curtidas e 8.500 compartilhamentos. A pior foi uma sobre Cesariana, que atraiu o ódio de feministas, que lotaram meu inbox com ódio, raiva e ira. 🙂
 

Ficha técnica:
Ódio, Raiva, Ira e Outros Prazeres Diários
De Mentor Muniz Neto
Dash Editora
2015
Ilustrações: Mentor Muniz Neto
Páginas: 184
Preço: R$ 45,00
Formato: 14 x 21cm

Lançamento:
Ódio, Raiva, Ira e Outros Prazeres Diários, de Mentor Muniz Neto
Livraria Cultura do Shopping Iguatemi – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232 – Jardim Paulistano, São Paulo, SP.
Dia 5 de agosto, quarta-feira, de 2015, a partir das 18h30.
Livre. Entrada gratuita.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Will Bank cria sua “Times Square” em Nova Iorque brasileira

    Will Bank cria sua “Times Square” em Nova Iorque brasileira

    Fintech celebra o trabalho dos empreendedores brasileiros e promove ação especial em cidade do interior do Maranhão

  • Vivo lança movimento de combate ao assédio nos games

    Vivo lança movimento de combate ao assédio nos games

    #NãoMexeComAsPrincesas é uma continuidade da causa em que visa promover a equidade de gênero nos jogos