Hoffmann diz que MPF quer acordo com Borghi

Buscar

Hoffmann diz que MPF quer acordo com Borghi

Buscar
Publicidade

Comunicação

Hoffmann diz que MPF quer acordo com Borghi

Publicitário Ricardo Hoffmann prestou depoimento na operação Lava a Jato e disse que teve negado o pedido de delação premiada


13 de agosto de 2015 - 2h27

O publicitário Ricardo Hoffmann, ex-dirigente do escritório da Borghi/Lowe (atual Mullen Lowe) em Brasília, prestou depoimento à Justiça Federal nesta quarta-feira, 12.

Preso por conta das investigações da Lava Jato, ele afirmou ao juíz Sérgio Moro, que conduz a operação, que havia se colocado à disposição para fazer um acordo de delação premiada. O Ministério Público Federal (MPF), no entanto, não teria demonstrado interesse.

Hoffmann disse ainda que o procurador do MPF Carlos Fernando lhe revelou que, por conta de seu depoimento, iria procurar a Borghi para costurar um acordo de leniência – figura jurídica que permite ao infrator participar da investigação para prevenir ou reparar danos causados – aos moldes de outros construídos com empresas como a Camargo Correa. Ainda de acordo com o publicitário, o acordo teria avançado, fato não comentado pelo MPF.

Acusações a Borghi

Emocionado, Hoffmann afirmou que fez aquilo que os proprietários da agência pediram e que chegou a solicitar para não fazer mais os repasses ilícitos para as contas do ex-deputado André Vargas que, em troca, agia em prol da Borghi/Lowe no atendimento às contas de Petrobras e Ministério da Saúde.

“Com todo respeito que eu devo e tenho à Justiça, é difícil me ver sozinho aqui. É difícil ver o acionista, ver os empresários soltos, nem acusados soltos, e eu aqui. Eles disseram que era uma atribuição minha. Que eu precisava cuidar de Brasília”, disse em depoimento, segundo o G1 Paraná.

Hoffmann admitiu o repasse de dinheiro em forma de "BV de produção". A Borghi, segundo ele, não usava o artífice anteriormente, mas passou a fazê-lo para beneficiar Vargas. A decisão, diz, foi da presidência da agência – o cargo era ocupado por José Henrique Borghi, hoje, co-presidente ao lado de André Gomes.

Vargas, diz Hoffmann, o procurou para pedir doações para campanha, e que a decisão da presidência da agência foi repassar o BV, o que substituiria a figura da doação.

Não é a primeira vez que Hoffmann depõe contra a agência, que já negou as acusações. Ele foi preso pela Polícia Federal em abril.

Contatada para comentar sobre o possível acordo de leniência e as acusações de Hoffmann (confira anterior aqui), a agência se posicionou sobre o assunto: "Gostaríamos de esclarecer que Ricardo Hoffmann é ex-diretor geral do escritório de Brasília e foi desligado da agência no final do ano passado, após os primeiros indícios de transações impróprias de uma investigação ainda em curso. Estamos cooperando ativamente com as investigações em andamento e continuaremos a fazê-lo."

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Dança das Contas: Takis, Graal, PicPay e mais

    Dança das Contas: Takis, Graal, PicPay e mais

    O Grupo Bimbo escolheu a agência FRI.TO para gerenciar as redes sociais da nova marca de snacks, rede Graal escolhe agência Cacau

  • Publicis Brasil muda comando: Gabriela Borges assume liderança

    Publicis Brasil muda comando: Gabriela Borges assume liderança

    No posto de CEO desde 2019, Eduardo Lorenzi está de saída do grupo, que passou por diversas mudanças nos últimos meses