De onde vêm os CEOs das agências

Buscar
Publicidade

Comunicação

De onde vêm os CEOs das agências

Saiba quais áreas mais contribuem para a formação de líderes executivos na publicidade brasileira


25 de agosto de 2015 - 3h30

 As áreas de atendimento e criação geram a maioria dos CEOs nas grandes agências atuantes no mercado brasileiro.

Há 25 profissionais no comando das 20 maiores do ranking Agências & Anunciantes, sendo que 12 deles passaram antes pela área de atendimento e oito são criativos.

Há ainda, dois mídias (Paulo Cesar Queiroz, na DM9DDB, e Ezra Geld, na J.Walter Thompson); um financeiro (Márcio Toscani, na Leo Burnett Tailor Made); e um planejador (José Luiz Madeira, na AlmapBBDO).

Um único executivo construiu carreira anterior fora da publicidade: Aurélio Lopes, da FCB, no setor de marketing direto.

Celso Loducca, que passou o comando da agência para o também criativo Guga Ketzer, é um dos mais longevos no comando de grandes agências. Há 20 anos na função, perde apenas para Marcello Serpa e Madeira, na AlmapBBDO há 22 anos, e Fabio Fernandes, na F/Nazca S&S há 21.

A diferença entre esses dois casos é que, em 2013, a Almap sinalizou seu processo de sucessão ao conceder participações acionárias aos atuais diretores Rodrigo Andrade (negócios e operações), Cintia Gonçalves (planejamento e operações) e Luiz Sanches (criação). Já Fernandes, acaba de perder o diretor-geral de criação, Eduardo Lima — visto pelo mercado como possível sucessor.

Com a saída de Loducca, apenas seis fundadores se mantêm no comando de cinco das 20 maiores agências (José Borghi, Cyd Alvarez, Fabio Fernandes, Alexandre Gama, e Márcio Santoro e Sérgio Gordilho), e há apenas um caso de sucessão familiar, na Artplan.

Confira abaixo a lista de CEOs das 20 principais agências do mercado brasileiro:

wrapswraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Ação foi desenvolvida em parceria com a WMcCann e JCDecaux e destaca a importância das vitaminas encontradas nas frutas

  • Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Bruxo estrela campanha do Prime Video, enquanto craque do Real Madrid recria entrevista icônica para Pepsi