Impressões do maior evento de marketing digital do mundo

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Impressões do maior evento de marketing digital do mundo

Conferência de Inbound Marketing e Vendas realizada em Boston com mais de 14 mil pessoas de 70 países passa mensagens muito bem contextualizadas com o cenário atual: digital, rápido e em constante transformação


29 de setembro de 2015 - 1h57

Por Pedro Filizzola*

O modelo de marketing que nos foi transmitido pelo “Papa”, Philip Kotler, que até então parecia inquestionável e infalível, começou, de uns tempos para cá, a se tornar obsoleto. De um mundo onde o consumidor era extremamente passivo, nos vimos em meio a um turbilhão de produtos, o que aumentou o número de opções e, consequentemente escolhas. Enquanto as marcas continuavam com o modelo tradicional de interromper o que o consumidor estava fazendo para dizer “compre o meu produto! Ele é bom por isso!”, as pessoas começaram a mudar seu comportamento de forma sutil e silenciosa.

A competição das marcas passou a ser não apenas com o concorrente direto, mas com empresas em geral que começaram a apostar em tendências de consumo. A Toyota, por exemplo, não compete mais apenas com a GM, Ford, FIAT e Volkswagen. A principal ameaça hoje é do Google, que começou a desenvolver carros autônomos. Olhe na sua carteira agora: alguns de vocês ainda vão ter carteirinhas da Blockbuster. Quem diria que uma empresa de streaming de vídeo chamada Netflix iria levar o gigante do aluguel de filmes à falência?

Com a web, o público passa a ter quase toda a cadeia de valor nas mãos: ou seja, ele decide o que quer, quando quer e da forma que quer – e em muitos casos realiza a compra sem ter contato algum com um vendedor. Foi com o crescimento exponencial da internet que surgiram novas estratégias de marketing como o Inbound que, dentre outros modelos, é considerado o marketing moderno e vem tendo grande aderência de profissionais. Por quê? Simplesmente porque funciona.

E nesse cenário que a HubSpot, plataforma de Inbound Marketing e Vendas, organiza há alguns anos o INBOUND – maior conferência de Vendas e Marketing Digital do mundo. Realizada no luxuoso e colossal BCEC (Boston Convention and Exhibition Center), em Boston/MA, o evento esse ano contou com mais de 14 mil pessoas de 70 países.

Personalidades como Seth Godin, Aziz Ansari, Brené Brown, Daniel Pink, Chelsea Clinton e Amy Schumer deram um show à parte e compartilharam conteúdos que extrapolavam as áreas de Inbound e de Marketing e passavam mensagens muito bem contextualizadas com o cenário atual: digital, rápido e em constante transformação.

Montei minha agenda com base em otimização, alinhamento entre marketing e vendas e táticas de marketing digital em geral. Vou compartilhar com vocês o que mais me chamou a atenção:

Seth Godin – Author, Best Selling
Seth é um showman. Ele levou ao palco uma sacola e à medida que ia contando um caso, mostrava um objeto diferente. A principal mensagem que ele passou foi que as pessoas têm que parar de buscar aprovação externa para se sentirem seguras do que realmente têm que fazer. Para Seth temos que tomar conta das nossas vidas e ter responsabilidade sobre o que fazemos: fazer as coisas pensando no que elas significam para nós e não buscando a segurança por meio da aprovação de outras pessoas. Quando nos sentimos inseguros e ficamos constantemente buscamos frases como “ei, isso vai dar certo”, estamos criando autoridades, hierarquias e burocracias para nossos sonhos – e não é dessa forma que vamos mudar o mundo.

Brené Brown – Reseacher, Storyteller
Entre as várias coisas que Brené faz, escrever é uma das suas principais qualidades. Ela é autora do livro Daring Greatly: How the Courage to Be Vulnerable Transforms the way we Live, Love, Parent, and Lead, best seller do New York Times. No seu Keynote de 1h30 de duração, ela fez questão de deixar uma mensagem sobre vulnerabilidade. Para Brené, ser vulnerável é ser visto, é ter coragem de compartilhar sentimentos, sonhos e até fraquezas. Ela diz que o maior aprendizado que ela teve foi prestar atenção nas emoções, porque elas podem ser perigosas quando mal interpretadas. Para Brené, sempre que você se deparar com alguma situação de conflito, ou que confronta sua zona de conforto, é importante parar e interpretar o que está acontecendo. Se você não dominar suas emoções, elas vão dominar você.

Aziz Ansari – Comedian, Author
Confesso que antes de chegar aos EUA eu não tinha nem ideia de quem era Aziz Ansari. Mas foi só ele ser anunciado no palco de quase 100 metros que eu percebi o quanto ele é querido por lá. Aziz é hoje um dos mais queridos comediantes do mundo. Seu Keynote foi uma entrevista feita pelo sociólogo e escritor Eric Klinenberg sobre seu livro Modern Romance: An Investigation, que conta como a tecnologia tem mudado os relacionamentos. Ele entrevistou pessoas mais velhas, jovens/adultos e adolescentes e perguntou para eles: “você já terminou ou terminaram com você algum relacionamento por mensagem de texto via celular?”. As pessoas mais velhas falaram: “de forma alguma. Seria muito rude da minha parte fazer isso”; os jovens “Humm, sim. A maioria deles na verdade”; já os adolescentes: “Claro!! Não consigo nem imaginar fazendo isso de outra forma”. Ou seja, a tecnologia mudou como os relacionamentos terminam e também como começam. Outro ponto foi que ele trouxe à tona que antigamente as pessoas namoravam e casavam com quem morava próximas as elas. Hoje você não precisa estar nem mesmo no país para ter um relacionamento, já que é possível se comunicar de forma instantânea mesmo à distância. Só que essa mesma tecnologia nos deu várias escolhas: é possível conhecer pessoas aos montes via redes sociais, aplicativos, chats, etc. e isso tem tornado as relações mais superficiais.

Foi um total de quase 30 horas de conteúdo – tudo muito corrido já que o local do evento é muito grande e algumas palestras eram muito concorridas. Mas o balanço final foi muito positivo. Aprendi muito e voltei para o Brasil com ações que já podem ser tomadas de imediato. Durante a semana ainda sobrou um tempo pra ir em um jogo de futebol americano e conhecer bastante de Boston a “American’s Walking City”. Descobri que a cidade tem o metrô mais antigo dos EUA, que mais da metade do bairro central é de soterramento do Charles River e que o Big Dig, ponte que liga várias partes da cidade é uma das mais grandiosas obras de engenharia urbana moderna – foram investidos 15 bilhões de dólares. Boston e o evento acabaram usando uma excelente tática de Inbound comigo. Sem dúvidas ano que vem estou de volta.

*Pedro Filizzola é CMO da Samba Tech

 

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