Comunicação
Narita amplia foco em estratégia
Sob nova marca, Narita Design & Strategy investiga emoções que conduzem as decisões de compra
Sob nova marca, Narita Design & Strategy investiga emoções que conduzem as decisões de compra
Isabella Lessa
30 de setembro de 2015 - 11h33
Há 17 anos no mercado, a Narita Design adota novo sobrenome: Narita Design & Strategy. A mudança é decorrente de um processo que começou há oito anos, quando a empresa começou a entregar aos clientes projetos que consistiam não somente em reformular a identidade visual das marcas, mas também em criar seu posicionamento e linguagem.
“Nosso foco sempre foi entender o comportamento do ser humano, então foi algo que aconteceu naturalmente”, explica o fundador e diretor-geral Mario Narita.
Comandada por Guilherme Matarazzo, sócio-diretor da Narita, a área de estratégia conta com uma equipe de cinco pessoas que investigam os insights que nortearão a criação da estratégia e a estética da marca.
Essa investigação, chamada de Processo Límbico, método proprietário da agência, colhe ideias e códigos visuais que acionam o sistema límbico, região cerebral responsável pelas emoções humanas.
“A peça fundamental de todo posicionamento de marca é o insight, e o límbico traz à tona todas as emoções que conduzem a tomada de decisão de compra do consumidor”, afirma Matarazzo.
Dentre os processos utilizados pela empresa está a Constelação Sistêmica, atividade imagética e lúdica em que o entrevistado recria sua dinâmica familiar e sua relação com uma marca ou categoria.
“Com pesquisas qualitativas e quantitativas não conseguiríamos chegar a resultados tão precisos, pois nesses casos a pessoa fica sob pressão e quer manter sua imagem, e muitas vezes não responde com sinceridade”, explica Narita.
Desde a criação do departamento, a empresa contabiliza cerca de 70 projetos, distribuídos entre posicionamento, linguagem, arquitetura, naming e processo límbico. Ambev, Pepsico, Kimberly-Clark e Mondelez estão entre os clientes da Narita.
Cases recentes incluem o posicionamento de Café Pilão, da Masterblends e de Toddynho, da Pepsico, que resultou na remodelação do personagem do achocolatado.
Ao todo, a Narita tem 41 funcionários. A diretoria conta, ainda, com os sócios Thiago Takeda, diretor da área de criação 3D e produção gráfica, Ludmila Oliveira, responsável por negócios e atendimento, e Fernando Quintas, líder da criação gráfica.
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