BBDO e Google promovem create-a-thon global

Buscar

BBDO e Google promovem create-a-thon global

Buscar
Publicidade

Comunicação

BBDO e Google promovem create-a-thon global

Dez equipes da agência de diferentes países produziram filmes para Twix em 48 horas


19 de novembro de 2015 - 5h25

Conteúdo ágil e atrativo para a audiência por trás das telas de qualquer parte do mundo. Essa foi a premissa para o "create-a-thon" que a BBDO e o Google realizaram, em parceria, para o Twix, marca de chocolate da Mars. A maratona desafiou dez times da agência, entre eles a Almap, a produzir e entregar um filme em 48 horas a partir do conceito da campanha global do produto, “Left Twix/Right Twix, Pick a Side” (Twix da esquerda, Twix da direita, escolha um lado, em tradução livre do inglês).

Cada equipe – participaram agências de Nova York, Reino Unido, França, Alemanha e Colômbia, além do Brasil – tiveram uma semana para criar e apresentar ao cliente o roteiro, e mais semana para pré-produzir. A filmagem e a edição deveria ser concluída em dois dias.

A dupla composta pelo diretor de arte Henrique Del Lama e pelo redator Fernando Duarte, da Almap, foi responsável pelo comercial "Soulmates", que conta a história de um garoto e uma garota que são idênticos nos trejeitos e na aparência física mas, quando tudo parece perfeito entre os dois, ocorre um desfecho inesperado. Segundo Marcelo Nogueira, diretor criativo da agência, cada equipe tinha um budget de US$ 10 mil dólares para executar a ideia. “A meta era que o usuário não desse skip, com um desfecho que valesse a pena. Esse trabalho rendeu frutos positivos porque, para um criativo, é sempre bom fazer as coisas de um jeito diferente, porque tira a inércia”, diz.

Para Sadie Thoma, head of US creative agency team do Google, há alguns anos era impossível, no mundo da publicidade, criar bom conteúdo de forma rápida e com poucos recursos. "Hoje, com tantos canais e esse universo midiático, as marcas exigem que suas agências descubram formas inovadoras para entregar trabalhos que atendam esses três quesitos", afirma.

Depois de concluídos, os filmes foram exibidos durante um dia inteiro para usuários dos EUA, Reino Unido e Países Baixos, coletando um total de 3 milhões de impressões. Exibidas no True View do YouTube, as produções foram julgadas sob dois quesitos: recall, mensurado por meio de pesquisas online para descobrir se as pessoas haviam visto algum anúncio de chocolate nos últimos dias, e taxa de visualização, que determina se o espectador assiste ao vídeo por pelo menos 30 segundos. "O bacana dessa experiência é que o ritmo impulsionou decisões, empoderou lideres e equipes a tomarem riscos e serem mais assertivos", diz Jane Wakely, CMO da Mars Chocolate.

A reportagem do Meio & Mensagem acompanhou nos meses de outubro e novembro o processo de criação e produção da AlmapBBDO e da Landia no YouTube Space São Paulo.

Confira os três primeiros colocados e os demais vídeos: 

1) YouTube vs. YouTube, BBDO Reino Unido

wraps

2) Minotaur, BBDO Nova York

3) The Romans, CLM BBDO França 

The Last Ambidextrous, Sancho BBDO Colômbia 

Objects, BBDO Nova York 

Soulmates, Almap BBDO 

Music Video, BBDO Nova York 

Sabotaged Ad, BBDO Alemanha 

Twix Ups, BBDO Nova York 

Annotation Battle, BBDO Londres 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Iniciativa "Brasil com S" busca ampliar a representação mais verdadeira do País no mercado publicitário

  • Ford promove encontro de gerações para celebrar Mustang

    Ford promove encontro de gerações para celebrar Mustang

    Marca encena disputa entre verão antiga e moderna do veículo em comercial criado pela Wieden+Kennedy