Dança das contas: 190 mudanças de 2015

Buscar

Dança das contas: 190 mudanças de 2015

Buscar
Publicidade

Comunicação

Dança das contas: 190 mudanças de 2015

Balanço de conquistas e perdas feito por Meio & Mensagem contabiliza dança de 190 contas, fruto de trocas de agências, concorrências ou estreias de novos anunciantes


19 de janeiro de 2016 - 10h30

O ano de 2015 foi o mais difícil da última década para o mercado brasileiro de agências de publicidade, com impactos significativos na queda em faturamentos e receitas, além de cortes de pessoal e diminuição de investimentos. Por outro lado, a crise econômica obrigou vários anunciantes a repensarem suas estratégias e relações com parceiras na área de comunicação e marketing. Essa movimentação acabou abrindo oportunidades de novos negócios – o que foi fundamental para muitas agências conseguirem contrapor a retração de parte dos clientes e até mesmo a perda de outras verbas.

O balanço anual da dança das contas feito por Meio & Mensagem contabilizou 190 negócios envolvendo as maiores agências do País, fruto da troca de parceiras, concorrências, entradas de novos anunciantes no mercado nacional ou lançamentos de empresas e marcas.

O levantamento mostra que, com o agravamento da crise econômica, aumentou o número de novos negócios, já que no balanço relativo a 2014 foram contabilizadas 150 mudanças.

No ano passado, houve até anunciante que mudou de agência duas vezes. É o caso de Lupo que em janeiro saiu da Africa Zero e seguiu para a McGarryBowen, agência que deixou em dezembro rumo à WMcCann.

As informações da tabela abaixo foram prestadas pelas agências e complementadas com pesquisas no arquivo de Meio & Mensagem. Em alguns casos, as agências anteriores podem ter deixado de atender antes de 2015. O levantamento não faz distinção sobre a natureza do rompimento, se motivado por uma das partes, comum acordo ou concorrência. 

wrapswraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Agência estreia parceria com o anunciante em comunicação para destacar os serviços financeiros do aplicativo

  • Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Com bordão “Pode isso, Arnaldo”, campanha criada pela agência LVL apresenta serviços e cuidados oferecidos pela rede de farmácia