Marketing
Cigarros podem voltar aos patrocinios
Medida provisória que permite a ?divulgação institucional? das marcas de tabaco segue agora para a aprovação do Senado
Medida provisória que permite a ?divulgação institucional? das marcas de tabaco segue agora para a aprovação do Senado
Janaina Langsdorff
28 de outubro de 2011 - 9h00
A política industrial brasileira ganhou uma medida provisória formulada pela Câmara dos Deputados que, se aprovada pelo Senado Federal, poderá determinar o retorno das marcas de cigarro ao patrocínio de festivais de música e eventos esportivos.
Um dos artigos altera a redação da Lei nº 9.294 de 1996, que afirma que as proibições de publicidade de marcas de cigarro "não se estendem à divulgação institucional dos fabricantes", sendo compreendida qualquer modalidade de comunicação que não se refira ao produto em si, mas sim ao fabricante, visando a disseminação de seu nome.
Ou seja: a Souza Cruz, por exemplo, poderia organizar um festival de rock no seu nome – foi ela quem idealizou o Hollywood Rock, um dos maiores festivais de música do Brasil, realizado pela última vez em 1996, com a presença de diversas atrações internacionais, como The Cure, Smashing Pumpkins e Supergrass, e nacionais, como Pato Fu, Cidade Negra e Chico Science, entre outros.
Segundo matéria publicada na edição de sexta-feira 28 do jornal O Estado de S. Paulo, a medida viola a Convenção Quadro sobre o Controle do Uso do Tabaco, da Organização Mundial da Saúde (OMS), ratificada pelo Brasil em 2006, além de contrariar ainda a consulta pública da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proíbe a propaganda institucional das fabricantes de cigarro.
Compartilhe
Veja também
Monange expande portfólio e ingressa no segmento de skincare
Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta aa linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileira
Com BBB e Mion, Chevrolet apresenta primeiro lançamento do ano
Marca aproveita a reta final do reality para apresentar o novo modelo da Spin, que terá, ainda, uma ação de conteúdo no Caldeirão e campanha em diversas plataformas