Marketing
Diageo compra cachacas Ypioca
Negócio estimado em cerca R$ 900 milhões envolve a compra de ativos de produção e distribuição
Negócio estimado em cerca R$ 900 milhões envolve a compra de ativos de produção e distribuição
Meio & Mensagem
28 de maio de 2012 - 10h50
A inglesa Diageo, a maior empresa de bebidas destiladas do mundo, acaba de comprar o negócio de cachaças do grupo cearense Ypióca por um valor estimado de R$ 900 milhões. O acordo, cujos detalhes serão revelados em entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda-feira, 28, envolve a aquisição de uma destilaria na Paraipaba (CE), uma engarrafadora em Fortaleza (CE) e um centro de distribuição em Guarulhos (SP).
O negócio, que deve ser concluído dentro de um mês, faz com que a dona do whisky Johnnie Walker, da vodca Smirnoff e da cerveja Guinness passe a ter a sua própria destilaria no País, além de somar mais 700 funcionários à sua operação local. A decisão pega carona no aumento do poder aquisitivo do brasileiro.
Hoje, o Brasil é o maior mercado mundial em volume de vendas para as marcas Johnnie Walker e Red Label, dois dos principais produtos que alavancaram os 23% de crescimento em vendas e os 27% no faturamento líquido da Diageo no último ano fiscal encerrado em 30 de junho de 2011. Já a Ypióca somou vendas de R$ 177 milhões em 2011, o equivalente a 6,6 milhões de caixas de 9 litros, e a uma participação de 8% no mercado nacional de cachaça.
Compartilhe
Veja também
Como dominar as conversas sobre BBB para além das ações no programa
Ao fim de cada edição, os CMOs são questionados se ainda vale a pena patrocinar a atração, considerando KPIs pragmáticos, como ROI, e costumo responder que, no marketing, é fundamental entender que tudo precisa ser visto de forma conjunta
Aumento de propaganda de bets não agrada brasileiros
Pesquisa realizada pela Orbit Data Science percebeu mudanças nos comentários online em relação a casas de apostas