Mascote sera Amijubi, Fuleco ou Zuzeco

Buscar
Publicidade

Marketing

Mascote sera Amijubi, Fuleco ou Zuzeco

Copa do Mundo de 2014: começa votação online para escolha do nome do tatu-bola apontado pela Fifa como o mascote oficial do evento


17 de setembro de 2012 - 6h06

wraps
A Fifa cumpriu neste domingo, 16, mais uma etapa da estratégia de marketing para a Copa do Mundo do Brasil de 2014.

Foi apresentado oficialmente pelo ex-jogador Ronaldo, que é membro do Comitê Organizador Local, no programa Fantástico, da Rede Globo, o mascote oficial do evento: um tatu-bola estilizado, conforme já noticiado anteriormente (veja aqui e aqui).

O animal, ameaçado de extinção, é nativo do Brasil e foi escolhido entre 47 propostas criadas por seis agências de publicidade e escritórios de design brasileiros.

O desenho vencedor foi desenvolvido pela agência 100% Design. Para a escolha, a Fifa levou em conta especialmente a identificação com o principal público-alvo desta ação: as crianças com idade entre 5 e 12 anos.

O mascote da Copa de 2014 já tem uma canção oficial, chamada Tatu Bom de Bola, cantada pelo sambista Arlindo Cruz (ouça aqui), mas ainda não tem nome.

Em uma estratégia parecida com a da Adidas, que fez uma pesquisa popular com mais de um milhão de votos para escolher o nome da bola Brazuca (leia aqui), a Fifa também está consultando o público sobre qual deve ser o nome do mascote oficial da Copa.

São três opções: Amijubi, Fuleco e Zuzeco. As explicações oficiais da Fifa para os nomes sugeridos são: “Amijubi’ é a união das palavras ‘amizade’ e ‘júbilo’, duas características marcantes da personalidade do nosso mascote e que refletem a maneira de ser dos brasileiros. Além disso, esse nome tão original está ligado ao tupi-guarani, em que a palavra ‘juba’ quer dizer amarelo – a cor predominante no mascote!”.

“Fuleco é a mistura das palavras ‘futebol’ e ‘ecologia’, dois componentes fundamentais da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. O nome do nosso mascote mostra como essas duas palavras combinam perfeitamente e ainda incentivam as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente”.

“Zuzeco foi formado dos elementos principais de ‘azul’ e ‘ecologia’. Azul é a cor dos mares da maravilhosa costa brasileira, dos rios que cruzam o País e do nosso lindo céu. E é também, claro, a cor da carapaça especial do mascote. Ele sabe que pertence a uma espécie vulnerável e, por isso, também sabe o quanto é importante divulgar e incentivar a conscientização ecológica entre seus amigos do mundo inteiro”.

A decisão final será conhecida no dia 25 de novembro. Os votos serão colhidos até lá pelo site fifa.com/mascote.

Essas três possibilidades foram definidas por comitê composto por personalidades como o jogador Bebeto, o sambista Arlindo Cruz, a escritora Thalita Rebouças e o publicitário Roberto Duailibi.

Mas a maior dificuldade mesmo, assim como no caso da bola, é encontrar nomes que possam ter sua patente registrada em todo o mundo. De uma lista inicial de 450 nomes, apenas 13 passaram pela primeira fase jurídica e foram analisados pela comissão convidada.

A campanha promocional para escolha do nome do mascote está sob os cuidados das agências Banco de Eventos e Panda Digital.

Veja a animação com o mascote da Copa e a visita surpresa feita na semana passada à praia de Boa Viagem, em Recife. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras