Marketing
Apex acerta patrocínio à Copa de 2014
Quinta cota de National Sponsor é preenchida em acordo amarrado pela Team Spirit. Agora, só resta uma
Quinta cota de National Sponsor é preenchida em acordo amarrado pela Team Spirit. Agora, só resta uma
Felipe Turlao
21 de novembro de 2012 - 8h12
A Copa do Mundo de 2014 preenche mais uma cota de National Sponsor (Apoiador Nacional), graduação de marcas apoiadoras em escala local, e passa a ter o 19º patrocinador oficial, dentre 20 possíveis.
A nova parceira do mundial é a Apex – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, que pretende usar os jogos do mundial para promover a indústria brasileira e seus produtos em ações de relacionamento junto a convidados estrangeiros. O anúncio oficial deve ser feito ainda nesta quarta-feira, 21.
Como National Sponsor, a Apex terá direito a espaços fora dos estádios, onde promoverá ações para divulgar sua marca ao público geral, e a hospitalities center nas arenas, onde fará as ações de relacionamento, que ainda estão em estágio de planejamento.
O acordo foi idealizado e costurado pela Team Spirit, agência de marketing esportivo comandada por Alan Cimerman. “Apresentamos à Apex a ideia de usar o futebol como plataforma para encorajar o relacionamento. Não foi fácil, mas fizemos um estudo e os convencemos de que essa era uma ótima opção”, descreve Cimerman. “Se houver um jogo, por exemplo, entre Japão e Argentina, que não interessa tanto aos brasileiros, a Apex poderá trazer empresários em missões destes países para ações de relacionamento”, exemplifica.
Desta forma, a lista de patrocinadores da Copa fica composta por Adidas, Coca-Cola, Hyundai-Kia, Emirates, Sony e Visa (cotas de patrocinador Fifa); Budweiser, Castrol, Continental, Johnson&Johnson, McDonald´s, Oi, Seara e Yingli Solar (cotas de patrocinador Copa do Mundo), além de Itaú, Liberty Seguros, Chocolates Garoto, Wise Up e, agora, Apex, como Apoiadores Nacionais. A última cota nacional deve ser preenchida nas próximas semanas, mais de um ano e meio antes do mundial.
Comunicação e esporte
Não é a primeira vez que a Apex se envolve com esporte. Desde 2009, a agência marca presença como patrocinadora oficial da categoria de automobilismo Fórmula Indy. O objetivo é divulgar produtos brasileiros no mercado norte-americano. A vantagem do evento é que ele percorre mercados mais interioranos que, geralmente, não fazem parte de missões comerciais oficiais.
O projeto gerou US$ 897 milhões em negócios para as empresas brasileiras em 2011, número 52,3% maior do que em 2010. A Apex promoveu, durante 17 corridas da temporada do ano passado, ações de relacionamento, promoção comercial e mídia junto a 400 empresas estrangeiras. A expectativa é que, na Copa do Mundo, o número se multiplique.
Além disso, a entidade apoia dois importantes segmentos relacionados à indústria da comunicação. Uma das parceiras é a Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign) com quem a agência promove ações como a do Festival de Cannes, com investimentos de R$ 3,7 milhões que englobaram subsídios a inscrições, inscrições de delegados, e outras iniciativas. Outra ação recente, em setembro, levou uma missão empresarial para Londres.
Quem também recebe o suporte da Apex é a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro), com o projeto setorial FilmBrazil, existente desde 2005. Entre 2012 e 2014 serão investidos R$ 4,5 milhões em iniciativas que promovam os serviços de produção do Brasil para o mercado internacional. Em 2012, a FilmBrazil teve um espaço lounge no Festival de Cannes e patrocínio ao banner principal do Palais des Festivals, além da categoria Film Craft.
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