Marketing
SPFW: vanguarda não somente na moda
Evento ganhou poder de atração por sua capacidade de repercutir conteúdos e apostar em inovações
Evento ganhou poder de atração por sua capacidade de repercutir conteúdos e apostar em inovações
Roseani Rocha
26 de abril de 2016 - 15h18
A principal semana de moda do País tem na ousadia um dos fatores que a colocaram no posto que ocupa atualmente. Os organizadores da SPFW garantem, por exemplo, que ela foi a primeira semana de moda do mundo a transmitir desfiles ao vivo pela internet e apostar na força das redes.
Isso é confirmado pelo Facebook, que divulgou nesta terça-feira, 26, que a semana será uma das primeiras ações no País a integrar a API do Facebook Live, tecnologia lançada semana passada mundialmente com possibilidade de produção e integração de vídeos ao vivo com qualidade de transmissão profissional. Este ano, todos os desfiles que ocorrem na Fundação Bienal serão transmitidos ao vivo pelo Facebook Live. Antes disso, Paulo Borges, havia transmitido um vídeo de apresentação do evento e fez outro 360 sobre os bastidores da montagem. A capacidade de reverberar o evento digitalmente foi um dos atrativos de marcas patrocinadoras este ano.
Além do número recorde de patrocinadores, o evento também conta com novas marcas desfilando: A.Brand, À La Garçonne, Amir Slama, Cotton Project, Murilo Lomas, Vix e a capixaba Amabilis, que foi selecionada no projeto Top Five, realizado em parceria por Sebrae e In-Mod (veja abaixo, o desfile).
Outro movimento da SPFW, também pioneiro no setor globalmente, segundo seus organizadores, é o ajuste do calendário de desfiles à chegada dos lançamentos ao varejo a partir de 2017. Questões sociais também preocupam a organização do evento: é a primeira semana de moda “carbon free” do mundo e a única a impor idade mínima para modelos desfilarem e que instituiu cotas para modelos afro-descendentes e indígenas em todos os desfiles.
A edição 41 da SPFW começou no domingo 25, e vai até sexta-feira, 29 de abril.
Compartilhe
Veja também
Track&Field abre primeira loja no continente europeu
Experience store foi aberta em Portugal sob o sistema de franquia e vem procurando cativas os clientes por meio de atividades esportivas
Como dominar as conversas sobre BBB para além das ações no programa
Ao fim de cada edição, os CMOs são questionados se ainda vale a pena patrocinar a atração, considerando KPIs pragmáticos, como ROI, e costumo responder que, no marketing, é fundamental entender que tudo precisa ser visto de forma conjunta