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GM se prepara para a nova era sobre rodas

Montadora fará lançamento do serviço de compartilhamento de carros no Brasil e amplia investimentos no modelo autônomo, elétrico e totalmente conectado


3 de maio de 2016 - 9h07

Há uma nova indústria automotiva em movimento. Ela muito possivelmente será dominada não mais pela venda de unidades a proprietários particulares, mas pelos carros compartilhados. Ela provavelmente não mais terá motoristas em seus volantes, mas computadores. Ela certamente não consumirá mais combustíveis fósseis, mas energia elétrica. Os automóveis transformaram-se em centrais conectadas de novas tecnologias convergentes. Seja no que diz respeito aos recursos embarcados, seja pela sua ligação com devices externos e com a cidade a sua volta, cada vez mais igualmente conectada, seja pelas novas matrizes energéticas.

Os casos do driverless car do Google, o carro elétrico da Tesla e o Uber os casos mais emblemáticos e noticiados pela mídia. Mas as grandes montadoras também estão se mexendo e a GM é quem tem surpreendido a todos com iniciativas arrojadas: investiu US$ 500 milhões na aquisição da Lyft, um serviço de car sharing, concorrente do Uber, para, junto com ele, desenvolver seu próprio modelo de carro sem motorista; comprou a Cruise Automation, que com seus softwares proprietários transforma carros normais em carros que podem circular sem motorista; e tem lançando modelos elétricos híbridos, como o Chevrolet Malibu, o Volt e o Bolt.

General Motors and Lyft Inc. today announced a long-term strategic alliance to create an integrated network of on-demand autonomous vehicles in the U.S.

Montadora investiu US$ 500 milhões no serviço Lyft (crédito: divulgação/GM)

Na entrevista a seguir, Samuel Russell, que desde 1º de abril passou
a liderar no País o OnStar, sistema de telemática da GM que oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade, analisa algumas das revoluções da indústria.

Conectividade e energia
“Na indústria automotiva, a revolução está sendo impulsionada pela convergência de conectividade, novas matrizes energéticas e novas necessidades dos clientes. A GM está desenvolvendo veículos energeticamente eficientes, limpos e mais seguros. Vemos o futuro da mobilidade pessoal interligado, sem limites e autônomo. Com a GM e a Lyft trabalhando juntas, acreditamos que podemos implementar esta visão com sucesso mais rapidamente. A convergência de compartilhamento de veículos e de carros autônomos oferece grandes oportunidades para melhorar a segurança, reduzir os congestionamentos e aumentar a liberdade de transporte para todos, incluindo os idosos e deficientes. Na GM, já temos programas de compartilhamento de carros em Frankfurt, Xangai, Nova York e, em breve, no Brasil.”

Carros elétricos
“A eletrificação do automóvel já é possível em parte pelas tecnologias de baterias inovadoras, que estão nos ajudando a desenvolver carros revolucionários como o Chevrolet Malibu Híbrido, o Chevrolet Volt e o mais recente Chevrolet Bolt EV. A eletrificação também está na raiz de muitos avanços na segurança. Ao integrar câmeras, radares e sensores sofisticados, os carros oferecem uma variedade de tecnologias inteligentes como detecção de ponto-cego, sistemas de aviso de colisão, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem crash-iminente, que pode parar seu carro automaticamente, mesmo quando você não o faz”.

Comunicação
“Investimos em mídia tradicional, mas também nos canais das mídias sociais. Eles chegaram para ficar. Usamos a evolução das tecnologias a nosso favor. A comunicação, em qualquer plataforma digital, gera uma quantidade imensa de dados, que agora pode conferir a efetividade da comunicação, ter o resultado
que antes você só tinha com as mídias tradicionais e levava pelo menos 60 dias para receber. Com isso, cria-se uma nova realidade e uma nova demanda, onde a sua estratégia pode ser ajustada em tempo real. Essa evolução colocou a comunicação em uma zona onde ela é também responsável por prover resultados e medir a eficácia das táticas. Não existe mais a surpresa do resultado, agora você é responsável. E será cada vez mais, com o crescimento da integração, interface em tempo real e responsiva dos usuários”.

A íntegra desta entrevista está publicada na edição 1708, de 2 de maio, exclusivamente para assinantes do Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS e Android.

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