Hiper-conectados e receptivos à publicidade

Buscar

Hiper-conectados e receptivos à publicidade

Buscar
Publicidade

Marketing

Hiper-conectados e receptivos à publicidade

Estudo Diário do Mobinauta Brasileiro, feito pela Pointlogic, S4M e Tapestry, investigou o comportamento e uso dos dispositivos móveis no País


6 de maio de 2016 - 12h01

O Diário do Mobinauta Brasileiro, pesquisa realizada pela Pointlogic, S4M e Tapestry, analisou o uso e a exploração de dispositivos móveis, atitudes e comportamentos dos brasileiros em 2016. O estudo, que foi desenvolvido no período de janeiro e fevereiro deste ano, com pessoas que possuem telefone celular, de 16 a 64 anos, mostra que os brasileiros são dependentes do seu dispositivo móvel e o investimento que se faz é bastante alto, seja na aquisição do produto ou no pagamento referente ao uso mensal.

grafico_1

De acordo com os resultados, os brasileiros são hiper-conectados, 92% dizem conectar com o aparelho várias vezes ao dia por diferentes motivos. O uso preponderante do aparelho móvel refere-se a organização de tarefas e comunicação, embora o entretenimento também esteja no topo da lista. Com relação a forma de se conectar, o estudo mostra que os brasileiros ficam conectados de variadas formas, mas ainda prevalece o cabo-modem, com 31% das respostas.

grafico_2

No total, com dispositivos móveis os brasileiros gastam uma média de 20,7 horas por semana. Dos entrevistados, 38% afirmaram que passam 30 horas ou mais. A mesma porcentagem passa de 10 a 29 horas por semana e apenas 24% ficam menos de 10 horas.

As maiores atividades diárias realizadas são as ferramentas de comunicação, com 92% das respostas. Logo depois vem o entretenimento, com 85%, organização, com 74%. Mídias sociais (69%), serviços de comunicação (44% ) e compras online e navegação (41%) também foram citados.

grafico_3

O interesse por pagamento através de dispositivos móveis é alto, tanto entre usuários de smartphones quanto de celulares convencionais. Nos smartphones, 35% dos entrevistados já usam tal funcionalidade, 38% têm interesse, 20% não têm interesse e 7% não sabiam do que se tratava. O cenário nos celulares convencionais é um pouco diferente, já que apenas 9% dos entrevistados já usam os programas de pagamentos móveis e 39% não têm interesse em utilizar.

Publicidade no mobile
Segundo a pesquisa, os proprietários de dispositivos móveis são mais receptivos à publicidade e 89% dos entrevistados admitiram que a publicidade pode ser útil para apresentar novos produtos ou marcas interessantes. Porém, 78% afirmaram serem indiferentes quanto à utilidade do conteúdo apresentado na propaganda e ainda declararam que preferem a publicidade em anúncios, e não por meio de conteúdo em sites.

Uma grande parte dos entrevistados disseram que prestam atenção à publicidade no celular quando estão no mercado em busca de um determinado produto.

Apenas 50% das pessoas afirmaram que se sentem “satisfeitos/ok” em ver publicidade no celular, 41% na televisão, 36% no tablet, 23% em jogos online, 8% em relógios conectados e em celulares convencionais.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira