Twitter transforma usuários em painel para pesquisas

Buscar

Twitter transforma usuários em painel para pesquisas

Buscar
Publicidade

Marketing

Twitter transforma usuários em painel para pesquisas

Marcas poderão usar 12 mil internautas para testar produtos e campanhas antes do lançamento


10 de junho de 2016 - 11h24

Logo do Twitter no celular

Serviço está disponível apenas através de agências parceiras (crédito: reprodução)

(*) Por George Slefo, do Advertising Age

O Twitter está com uma nova iniciativa que pretende dar aos anunciantes insights de 12 mil usuários escolhidos pela plataforma de social media. Apelidado de Twitter Insiders, o programa tem como objetivo criar um balcão único para anunciantes recrutarem, criarem e coletarem pesquisas ao vivo.

Uma marca que quisesse fazer uma campanha arriscada, por exemplo, poderia primeiro apresenta-la aos insiders para descobrir se ela é ofensiva ou eficaz. “A pesquisa no Twitter Insiders ajuda a tirar o fator da dúvida de decisões de negócios importantes”, disse Gemma Proctor, gerente de pesquisa do Twitter, em um comunicado. “Iniciativas que tradicionalmente exigem um planejamento de longo prazo e altos recursos agora podem ser tomadas mais rápida e eficientemente com o apoio da rede do Twitter Insiders”.

O Twitter afirma que os Insiders são anônimos, têm pelo menos 16 anos e vivem ou nos Estados Unidos ou na Inglaterra. Ao se inscrever, os Insiders compartilham informações como renda, educação, gênero e interesses.

A companhia está oferecendo aos anunciantes projetos de curto e longo prazo, nos quais os Insiders participam de pesquisas. O primeiro, que pode ser colocado em ação em poucos dias, pode incluir pedidos para que os usuários avaliem uma campanha ao vivo, para que as agências possam ajustá-la em tempo real. Projetos de longo prazo podem levar de quatro a seis semanas para serem completados. São pesquisas intensivas e podem incluir como um novo produto ou filme de campanha deve ser lançado.

O Twitter não pagará aos insiders pela participação, mas oferecerá cartões de recompensa para eletrônicos como iPads e smartphones, de acordo com uma pessoa familiarizada com os planos. A base de usuários também pode receber o pedido para tirar fotos, fazer vídeos testes e análises de expressões faciais de imagens, entre outras coisas. Os insiders terão acesso a um quadro de mensagens próprio e, se quiserem, podem consultar outros usuários da mesma maneira que fazem no próprio Twitter.

“A comunidade existe como um fórum para os membros trocarem perguntas e ideias uns com os outros”, afirma o diretor de perspectivas de mercado e análises do Twitter, Tim Perzyk. “Nós selecionamos metodologias baseadas nas questões que gostaríamos de perguntar em nome dos nossos clientes. Isso inclui uma ampla gama de técnicas qualitativas e quantitativas, incluindo ambientes parecidos com fóruns e pesquisas, assim como atividades guiadas, como gravar a visualização de vídeo mobile de alguém e fornecer um testemunho da experiência”.

O serviço só está disponível ao mercado por meio de agências parceiras do Twitter. Os clientes podem acessar a ferramenta diretamente e criar estudos por meio do CSpace, um grupo de consultores que se foca em colaborações entre companhias e clientes. A companhia, cujas ações têm desvalorizado desde sua oferta pública de ações, tem aumentado agressivamente suas iniciativas na área de publicidade.

“Nós percebemos a oportunidade de tocar em nossa audiência influente e engajada – não apenas para conduzir pesquisas poderosas, como também para ligar suas resposta à riqueza de informações de comportamento que nós temos sobre os nossos usuários, como o que eles tuítam, quais tuítes eles curtem ou quem eles seguem”, disse Perzyk. “Isso nos coloca em uma posição única para resolver rapidamente e de uma forma multidimensional as questões dos anunciantes, coisa que outros publishers não podem fazer”.

Tradução: Odhara Caroline Rodrigues

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Apresentação do cantor marcaria a abertura do espaço de eventos do Mercado Pago Hall; Mercado Livre adquiriu naming rights do local em janeiro

  • Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Prio, Gerdau e Estácio promovem as quatro etapas do principal campeonato de Surf do Brasil