Uniforme do frango da Sadia para na Justiça

Buscar

Uniforme do frango da Sadia para na Justiça

Buscar
Publicidade

Marketing

Uniforme do frango da Sadia para na Justiça

Processada pela CBF, marca foi proibida de usar o uniforme do Brasil em seu mascote Lek Trek


20 de julho de 2016 - 18h34

Meu-Mascote-da_Sorte

Marca criou miniaturas do personagem inspiradas em diversas modalidades olímpicas (Crédito: Divulgação)

O uniforme usado pelo franguinho Lek Trek, tradicional mascote da marca Sadia, em comerciais e ações promocionais da marca virou uma questão judicial envolvendo a BRF e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O jornal O Globo informou nesta quarta-feira, 20, que a 9ª Câmara Cível do Tribunal Judicial do Rio de Janeiro emitiu um parecer proibindo a Sadia de exibir o personagem utilizando o uniforme da seleção brasileira. O alvo principal é uma campanha, assinada pela F/Nazca, que divulgava a promoção “Meu Mascote da Sorte”, na qual a marca divulga a promoção que distribui miniaturas do Lek Trek usando roupas roupa verde e amarela e praticando esportes olímpicos. As demais peças de comunicação da Sadia também exibem o Lek Trek com um uniforme que remete ao utilizado pela Seleção.

Para a CBF, a BRF teria infringido regras de marketing ao utilizar o uniforme, uma vez que a marca rompeu o patrocínio que mantinha com a entidade de futebol em janeiro deste ano. Desta forma, a Sadia não teria mais direito de fazer uso de qualquer imagem referente à Seleção brasileira. A Justiça acatou o argumento e, por enquanto, a marca não pode mais exibir o Lek Trek vestido com o uniforme.

Procurada pela reportagem, a BRF emitiu um comunicado no qual argumenta que, por ser apoiadora oficial da Rio 2016, tem direito contratual de utilizar os uniformes das equipes brasileiras. A marca promete brigar, na Justiça, para continuar utilizando as cores verde e amarelo em sua campanha.  Veja a íntegra do comunicado da Sadia:

“A Sadia, como apoiadora oficial dos jogos Rio 2016, tem o direito contratual de usar os uniformes das equipes brasileiras que disputarão as olimpíadas, conforme acordo firmado com Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Por essa razão, a Sadia lamenta a postura da CBF e esclarece que as cores que estampam o uniforme usado pela mascote da marca – em ação promocional criada exclusivamente para o período que antecede as Olimpíadas Rio 2016 – representam o Brasil e, portanto, não são exclusivas da entidade.

Assim, não vemos nenhum fundamento legal a embasar a ação judicial por ela promovida. O trabalho desenvolvido pela Sadia é sério e coerente, de forma que iremos lutar pelo o que é correto, confiando na Justiça.”

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Ação faz parte de uma iniciativa de sustentabilidade em parceria com a ViaMobilidade e Eletromidia

  • Câmara aprova novo programa emergencial para setor de eventos

    Câmara aprova novo programa emergencial para setor de eventos

    Perse prevê a concessão de R$ 15 bilhões, até 2026, em isenção de alguns impostos para empresas atuantes no segmento; algumas atividades econômicas foram excluídas do projeto