Gestão de crise protege a Itambé

Buscar
Publicidade

Marketing

Gestão de crise protege a Itambé

Desde que uma criança morreu, em Cuiabá, após ter consumido achocolatado envenenado da marca, empresa mostrou agilidade em sua comunicação e recebeu apoio de consumidores


5 de setembro de 2016 - 10h00

1

Esclarecimento divulgado nas redes da Itambé

De origem mineira e com mais de 66 anos de mercado, a Itambé pertence a um grupo de marcas que desperta o sentimento de pertencimento de muitos consumidores. O nível de engajamento, neste momento, foi fundamental para que a empresa superasse uma crise que se estendia desde a semana passada.

Na sexta-feira, 26, a Vigilância Sanitária do Mato Grosso notificou a empresa após um garoto de dois anos ter morrido ao consumir o achocolatado Itambezinho. Naquele instante, não só a marca Itambé, mas o setor de achocolatados, como um todo, entrou em alerta em função dos boatos que se espalharam pelas redes sociais.

No mesmo dia, a empresa emitiu um comunicado em seus canais informando a notificação e ressaltando que estava em contato com as autoridades sanitárias e regionais. Na última quinta-feira, 1º, a polícia de Cuiabá identificou pesticida no produto e afirmou que o caso se tratava de um crime e não de contaminação. No mesmo dia, a empresa emitiu um novo comunicado esclarecendo o caso: “a Itambé reforça que desde o dia 25/05, data de fabricação do lote em questão, já foram comercializadas mais de 5 milhões de unidades e não foram registradas reclamações de nenhuma natureza”.

E, por fim, na sexta-feira, 2, Alexandre Almeida, presidente da Itambé, em um vídeo publicado nas redes sociais, se solidarizou com a família do garoto e ressaltou que “histórias fantasiosas foram uma profunda falta de respeito com a família e com a Itambé. ” O executivo agradeceu aos consumidores e colaboradores da empresa por terem superado a situação. Desde que o caso veio ao público diversos comentários de apoios foram emitidos parabenizando a marca pela transparência e pela rapidez com que reagiu ao fato.

Caso semelhante, porém, com um desfecho completamente diferente ocorreu em 2013 com a marca de suco de soja Ades depois que o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, confirmou que a embalagem do suco de maçã Ades, consumido por uma moradora de Guarujá, no litoral de São Paulo, continha soda cáustica. Na época, o caso rendeu um impacto negativo para a marca.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Hope quer contratar mil influenciadoras para suas ações

    Grupo Hope quer contratar mil influenciadoras para suas ações

    Marca de moda íntima abre plataforma para que criadoras de conteúdo se inscrevam; são considerados critérios como engajamento e alinhamento com a empresa

  • Com Marvel, Desimpedidos lança Taça de futebol de sabão

    Com Marvel, Desimpedidos lança Taça de futebol de sabão

    Ação visa promover marketplace da empresa norte-americana e contará com episódios divulgados no canal da produtora