Aniversário de São Paulo ganha megadesfile de rua

Buscar

Aniversário de São Paulo ganha megadesfile de rua

Buscar
Publicidade

Marketing

Aniversário de São Paulo ganha megadesfile de rua

Inspirado na parada de Ação de Graças de Nova Iorque, evento de cunho patriótico e familiar pretende reunir 250 mil na avenida Faria Lima


22 de setembro de 2016 - 15h01

Balões gigantes e alegorias do Seninha, Cascão e Emília estarão pelos céus da avenida Faria Lima na manhã de 25 de janeiro de 2017, em meio a um desfile de dimensão carnavalesca. A data não é à toa: a Paulista Parade, como é chamada, pretende se estabelecer como uma celebração do aniversário da cidade de São Paulo.

paulista-parade-destaque-nova

A maior atração da parada serão balões de personagens conhecidos (crédito: divulgação)

baloes-corpoO projeto tem semelhanças com a papaulista-parade-destaque-novarada do feriado de Ação de Graças em Nova Iorque, organizada desde 1924 pela loja de departamento Macy’s. “É evidente o fortalecimento da cultura de rua no Brasil. Faltava um evento dessa proporção, com novas oportunidades para as marcas”, afirma Wagner Kojo, diretor executivo do projeto, que é planejado pela empresa Publivias há dois anos.

baloes-corpoOrçado em 7,5 milhões de reais, a parada acontecerá num trecho de 1,5 km da Avenida Faria Lima. A intenção é migrar para a Avenida Paulista nas próximas edições, diz o diretor. Mil pessoas participarão do desfile, que se inspira nas escolas de samba: o carnavalesco Sidnei França, responsável por quatro títulos da escola Mocidade Alegre no Carnaval paulistano, está na direção artística. Kojo explica que o evento será um desfile Carnaval suavizado, com promoção da cultura nacional e de valores patrióticos, além do foco na família – “inclusive nas crianças com mais de 35 anos”, ressalta. A organização espera reunir cerca de 250 mil pessoas nas três horas de desfile.

O tema da primeira edição será leitura, e já estão confirmados personagens do folclore nacional, da Turma da Mônica, Turma do Menino Maluquinho, Sítio do Picapau Amarelo, Mazzaropi e Turma do Seninha. “São criações antigas, que trazem algo lúdico e de conexão fácil, principalmente para os adultos”, diz Kojo. Assim como na parada nova-iorquina, os balões de ar levarão a forma em 3D dos personagens, em meio a um desfile com fanfarras, performances e atrações musicais. Para o diretor, a presença do street dance e de esportes urbanos aproximam o evento dos jovens, além da aposta no fascínio das crianças pelos balões. “Nossa ideia é reunir personagens que costumam ter exposição fragmentada e colocá-los em conversa”, completa.

baloes-corpo

baloes-corpoA história de São Paulo aparece num livro de dobraduras montado num carro alegórico, e as pessoas também poderão mandar declarações de amor à cidade por meio de vídeos e fotos, que serão exibidos no desfile. Além de shows na parte da tarde, o maestro João Carlos Martins executará o hino do projeto junto à Orquestra Bachiana.

“Nosso storytelling é baseado num mix de live marketing com ações multiplataforma”, diz Kojo. Segundo ele, o evento negocia patrocínio com um banco, uma seguradora, uma bandeira de cartão e empresas de telefonia e do ramo alimentício. As cotas estão sendo negociadas a partir de valores de tabela do setor, na faixa de 700 mil a 15 milhões de reais, além de contrapartidas. O time de parceiros de mídia, praticamente fechado, é diverso: SBT, rádio Jovem Pan, Veja São Paulo, jornal Metro e anúncios em out-of-home com Otima e Eletromidia, além de ações nas redes de cinema Cinemark e Kinoplex. As marcas também estarão expostas em placas nas grades de segurança no dia do evento, e nos galhardetes (espécie de bandeirinhas) que ficarão hasteados por 30 dias antes do evento ao longo da Faria Lima. A divulgação da Paulista Parade começa no final de outubro.

balao-de-ideias-paulista-parade

Balão de Ideias é uma das propostas de participação do público no evento

Kojo acredita que o projeto atrai o público por si só, o que garantirá uma boa repercussão nas redes sociais, até porque o evento será de graça e serão feitas ações multiplataforma, como divulgação de preparativos na internet. A população também poderá participar de algumas etapas, além do envio de fotos e vídeos. Interessados poderão se inscrever no concurso para eleger o mascote do evento, a partir de uma ave paulista que ainda será definida. Durante 30 dias antes do evento, também será colocado um balão no cruzamento das avenidas Faria Lima e Cidade Jardim, que será enchido conforme as pessoas enviem sugestões de melhorias em São Paulo, por meio de um site. Kojo afirma que, após uma curadoria, será entregue um documento para a prefeitura com as propostas. No dia do evento, o balão será solto. “Pensamos num projeto que direcionasse o patriotismo rumo à mudança”, diz o diretor.

Com apoio da SPTuris e da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, a Paulista Parade levará para outras cidades de São Paulo, como Santos e Campinas, uma pequena versão do desfile principal, antes do evento. “O plano é de impactar pelo menos 10 milhões de pessoas com a divulgação da parada”, declara o diretor.  Ele explica que, além de divulgar o evento paulistano, a ida ao interior pretende abrir espaço para a realização de paradas nos aniversários desses municípios. Junto a parceiros, também é planejada uma parada de Natal na capital paulista para 2017.

Kojo garante que uma eventual nova gestão da prefeitura dificilmente impedirá a realização do evento e das ações planejadas, por conta das aprovações conquistadas. A escolha da avenida Faria Lima para a primeira edição, em vez da Paulista, faz parte dessa cuidadosa estratégia, por exemplo.

Não haverá distribuição de bolo na Paulista Parade, algo que ficou associado a outro evento no aniversário de São Paulo, no Bixiga. Em vez disso, o desfile terminará com uma Magali gigante correndo atrás de um bolo cenográfico.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras