Temas que estarão no radar das marcas em 2017

Buscar

Temas que estarão no radar das marcas em 2017

Buscar
Publicidade

Marketing

Temas que estarão no radar das marcas em 2017

Conteúdo ao vivo e fandom são pontos levantados pela Llorente & Cuenca


4 de janeiro de 2017 - 9h13

Para as marcas, o ano de 2016 foi um dos mais movimentados em termos de consolidação de tecnologias e surgimento de novas tendências. Foi um período em que o mobile first tomou corpo e que a realidade aumentada mostrou que pode ser uma alternativa. Para 2017, novos desafios serão estabelecidos para as empresas que devem se deparar com consumidores cada vez mais pulverizados em plataformas e diante do excesso de conteúdo. Apesar do cenário, no entanto, o nível de engajamento e de relação de fã com as marcas será cada vez maior.

 

A consultoria espanhola Llorente & Cuenca, em seu relatório anual sobre tendências, destacou alguns dos principais temas que farão parte do mundo do marketing em 2017. A busca pela experiência de marca, o conteúdo ao vivo e o novo papel dos youtubers são um dos temas apontados pelo estudo que leva em consideração mercados da Europa, Ásia, Estados Unidos e América Latina. Veja algumas das principais conclusões:

live2

Marca ao vivo
O aumento de plataformas de transmissão ao vivo como o Facebook Live e o Periscope e as transmissões de Instagram Stories e do Snapchat trarão ainda mais urgência para que as marcas coloquem suas discussões no real time. Neste contexto, o conteúdo do vídeo torna-se mais importante que a qualidade em si. Além disso, transmitir algo ao vivo forçará as marcas a adotarem um compromisso quase instantâneo com seus consumidores, oferecendo prestação de contas rápida e eficaz.

fandom

O crescimento do Fandom
O conteúdo e as conversas criadas pelos usuários mais engajados das comunidades terão uma importância cada vez maior. A institucionalização da cultura participativa por meio de plataformas como YouTube e Wikipedia contribuiu para democratizar a expansão das atuais histórias que não são mais criadas sozinhas, mas sim com os fãs. Essas histórias devem gerar um fandom que as promova e disseminem. Deixou de ser útil elaborar estratégias detalhadas de desenvolvimento. Agora, também é necessário estimular os fãs a concluírem essas histórias.

whatsapptelegram

Plataformas de mensagens rápidas
A comunicação da marca com os consumidores por meio de plataformas de mensagem como Whatsapp, Facebook Messenger e Viber não é mais “um por todos”, mas sim “um por um”. As marcas terão que falar com seus públicos nessas plataformas de maneira personalizada e intimista e não lançar uma mensagem geral. A dificuldade está no fato de que estas são fontes fechadas. As pessoas usam o Whatsapp e outros aplicativos para criar suas próprias comunidades; compreender e criar uma relação com elas será o objetivo principal das marcas.

influencers

O novo papel dos youtubers
O YouTube completou onze anos e é o terceiro site mais visitado do mundo, atrás somente do Google e Facebook, e possui bilhões de usuários. Para que os youtubers lidem com tanta concorrência, será fundamental manter estilo e jogar com a criação em tempo real. Isso irá ocasionalmente colidir com os interesses e a proteção que as marcas querem exercer. Com todos esses prós e contras, as análises indicam que os youtubers continuarão aparecendo entre as tendências e criando muita coisa para discutir na geração de histórias.

Mobile-Logan

A experiência ‘figital’
O aumento no número de dispositivos móveis por pessoa e no número de dispositivos hiperconectados, além das possibilidades oferecidas pela realidade aumentada, realidade virtual, impressoras 3D e outros elementos, mostram que o mundo vive em uma época em que qualquer experiência, evento, ação ou abordagem não existe sem um elemento físico conectado ao digital ou vice-versa. Esse movimento vai exigir cada vez mais conectividade e dinamismo das marcas.

VR

Mais experiência, menos produtos
Os consumidores se tornaram consumidores de experiências e não de produtos. Essas experiências, principalmente aquelas relacionadas à comunicação, requerem a coexistência dos ambientes físico e digital. Elas são capazes de conectar os diferentes pontos de contato ao longo de uma jornada do cliente ou nos processos de comunicação. Contudo, o mais importante disso tudo é que o processo está ocorrendo de duas formas: digitalizando o físico e fornecendo um elemento físico para o digital.

Publicidade

Compartilhe

Veja também