Times de futebol investem no universo gastronômico

Buscar

Times de futebol investem no universo gastronômico

Buscar
Publicidade

Marketing

Times de futebol investem no universo gastronômico

Buscando novas formas de rentabilizar suas marcas, times investem em franquias de alimentação e ampliam licenciamento


17 de fevereiro de 2017 - 14h15

Não bastar ir ao estádio, torcer e chorar junto com time do coração. Em um período onde a conexão emocional é muito valorizada pelo marketing, a conquista do torcedor e do simpatizante passa necessariamente pelo bolso. Por isto, times têm ampliado seus negócios de licenciamento para muito além de patrocínios e ações em campo. E uma das alternativas é atrair o torcedor pelo estômago.

O Corinthians anunciou este mês o lançamento de sua franquia de pubs St. George, em parceria com a operadora SportFood. A empresa surgiu há cinco anos, fruto de uma consultoria de marketing esportivo, e hoje tem 14 operações de franquias licenciadas para cinco times. “Vimos que era preciso colocar a marca onde o consumidor estava gastando. Não adianta focar em esforços de atuação no campo com bolas e patrocínios, porque o volume de recursos que gira ali é pequeno em relação ao potencial de consumo”, afirma Fernando Ferreira, sócio da SportFood. A empresa tem sido procurada, inclusive, por ligas de outros esportes e times europeus.  

A primeira operação da SportFood para um time foi inaugurada em 2014 para o Grêmio: a Hamburgueria 1903. Hoje, a franquia têm cinco operações em Porto Alegre e  três em processo de abertura. “Os clubes de futebol no Brasil ainda estão descobrindo o verdadeiro potencial de suas marcas. Antigamente, os indicadores de sucesso eram apenas aqueles mais clássicos como número de sócios, receita do patrocínio master e contrato de televisionamento. O importante é entender que o torcedor de futebol quer contato com o seu clube do coração não apenas durante aqueles 90 minutos da partida, mas em vários momentos do dia-a-dia”, avalia Christian Albrecht, gerente de varejo e licenciamentos do Grêmio.

 

Projeto para os pubs St. George, do Corinthians. Foto: Reprodução

Projeto para os pubs St. George, do Corinthians. Foto: Reprodução

Toda arquitetura, cardápio e decoração são pensados em conjunto com os departamentos de marketing dos clubes. O Palmeiras, por exemplo, aproveitou sua origem italiana e criou a Cantina Palestra, que fica em um imóvel tombado em frente ao Allianz Parque, em São Paulo. Já o Corinthians vai aproveitar sua tradição inglesa para a abertura dos pubs.

“Entre os profissionais de marketing, muito se fala de storytelling e, neste caso, temos uma opção de gerar experiência para o torcedor, ou seja, podemos ir além e entregar o que chamam de storydoing, afinal, é ele que dará vida ao ambiente, que dará o tom à história do clube que será lembrada em todas as referências possíveis – cardápios, decoração, comunicação , etc”, afirma Vinicius Manfredi Azevedo, gerente de marketing do Corinthians.

A estratégia permite inclusive ganhar adesão entre torcedores de outros clubes. Beto Carvalho, gerente de marketing do Grêmio, conta que, do total de vendas da hamburgueria, 25% dos consumidores se identificam com outros clubes que não o Grêmio.

Cantina Palestra, do Palmeiras. Foto: Reprodução

Cantina Palestra, do Palmeiras. Foto: Reprodução

Ampliação dos licenciamentos

Times também têm avaliado novas possibilidades de licenciamento, desde os produtos mais óbvios, como bonés e canecas, até escolas e espetos de churrasco. Para o Palmeiras, a base de 120 mil sócios cadastrados no sistema “Avanti” e as 610 mil pessoas cadastradas em seu CRM (Consumer Relashionship Management) garantem dados para entender melhor os desejos do palmeirense. O time conta com mais de 40 empresas licenciadoras e 600 produtos, e este ano deve faturar cerca de R$ 6 milhões com licenciamentos.

“É uma disputa grande e o Brasil ainda não tem times entre os 20 maiores do mundo; A disputa hoje é global e não fica restrita ao regional: times internacionais também invadem o mercado brasileiro, porque futebol não é só futebol, é entretenimento e por isso entra em diversas ocasiões de consumo”, diz Roberto Trinas, gerente de marketing do Palmeiras. Para ele, a tendência é que times aumentem suas opções para rentabilizar a marca, inclusive com expansão para outros mercados além de suas regiões e internacionalização.

O Palmeiras também inaugura em maio sua primeira escolinha de futebol em parceria com a holding Sforza, do empresário Carlos Wizard, para crianças entre 6 e 10 anos. Até o fim do ano, o clube planeja instalar no mínimo seis unidades pelo País.

Já o Corinthians quer desenvolver mais negócios nos segmentos infantil e juvenil, públicos muito importantes para a manutenção da torcida, porque “passam a paixão para as próximas gerações”, de acordo com Vinicius.

Em 2015, o clube terceirizou sua operação de licenciamento para a Proenter, agência Argentina. “A demanda para gerenciar o dia a dia dos licenciados consumia boa parte do tempo de alguns recursos do departamento e é uma operação onde se ganha mais na escala, ou seja, no volume de negócios gerados”, diz. Entre 2015 e 2016, o faturamento do Corinthians com licenciados cresceu cerca de 65%. São mais de 110 empresas que possuem itens oficiais do time.

O Grêmio, por sua vez, aposta na criação de submarcas sob o guarda-chuva de sua marca principal, como a própria Hamburgueria 1903 e a linha e produtos Rei de Copas. O time tem cerca de 100 fabricantes licenciados e 2 mil produtos.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Com quatro episódios, produção de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas