Marketing
Os anunciantes que são acionistas do Google e Facebook
PepsiCo, GE, Costco, Caterpillar e Exxon investem diretamente em empresas de tecnologia em uma lista que também inclui Twitter e Netflix
Os anunciantes que são acionistas do Google e Facebook
BuscarOs anunciantes que são acionistas do Google e Facebook
BuscarPepsiCo, GE, Costco, Caterpillar e Exxon investem diretamente em empresas de tecnologia em uma lista que também inclui Twitter e Netflix
Luiz Gustavo Pacete
28 de março de 2017 - 8h34
Juntos, Google, Facebook, Twitter e Netflix superam o PIB de muitos países com seu valor de mercado. São essas algumas das empresas que contribuem para dar volumes bilionários à Nasdaq, principal bolsa de tecnologia do mundo e também à bolsa de Nova York. Também são elas responsáveis por mudanças significativas e rupturas relevantes em dezenas de modelos de negócio. Seja na publicidade, cujo tema ainda causa polêmica nas discussões sobre transparência e práticas, ou na produção e distribuição de conteúdo.
“IPO deixará Snapchat mais competitivo”
Em março, com a abertura de capital do Snapchat, que levantou US$ 3 bilhões, a Comcast, tradicional grupo de mídia dos Estados Unidos, e dona da NBC, investiu US$ 500 milhões no Snapchat alegando reforço em sua estratégia digital. Assim como a Comcast, várias outras empresas tradicionais, cujo foco está em outros mercados que não o da economia criativa, investem diretamente nas grandes empresas de tecnologia com origem no Vale do Silício.
Levantamento do Meio & Mensagem, com base em dados da plataforma de investimentos da Bloomberg, mostram que PepsiCo, GE, Costco, Caterpillar e Exxon possuem investimentos diretos no Google, Facebook, Twitter e Netflix. Os dados mostram, ainda, que muitos dos fundos líderes em ações dessas empresas também investem em companhias como Coca-Cola, Apple e Johnson & Johnson, dentre outras grandes empresas.
A PepsiCo, por exemplo, possui 2.965 ações do Google, avaliadas, conforme atualização desta segunda-feira, 27, a US$ 848 cada, e 3.934 papéis do Facebook, que valem US$ 140,32. A General Electric possui 208.825 mil ações do Google, 1,5 milhão de ações do Facebook e 73.913 da Netflix, que vale US$ 144,06 cada. A varejista Costco mantém 124.193 ações do Facebook em sua carteira e a Caterpillar tem investimento nas quatro empresas sendo que seu maior volume está no Facebook, com um total de 225.532 mil ações.
A Exxon Mobil investe no Facebook, Google e Netflix, porém, o maior de volume de suas ações está no Facebook, onde é dona de 541.823 papéis. A empresa de investimentos Berkshire, dona de 9,1% da Coca-Cola e sócia do 3G na Kraft Heinz, possui ações das quatro empresas. Outro fundo como o Tiger Global, com posição comprada em todas as quatro empresas de tecnologia, também investe na Amazon, Alibaba, Microsoft, Mastercard, Visa e Domino´s Pizza. A Sequoia, que investe na Nike, também possui ações do Facebook e do Google.
Somente um fundo de investimentos concentra a liderança nessas quatro empresas. O Vanguard Group é o maior acionista do Google com 19,2 milhões de ações, o primeiro do Facebook, com 151.2 milhões de ações, e também o líder no Twitter, com 44.177 milhões de ações (a um preço unitário de US$ 14,99). É, ainda, o segundo da Netflix, com 26.2 milhões de papéis. O Vanguard Group é um dos maiores fundos de investimento do mundo e investe, ainda, na Apple, Microsoft, Johnson & Johnson, Exxon, Amazon, P&G, Pfizer, Coca-Cola e PepsiCo.
Compartilhe
Veja também
Como dominar as conversas sobre BBB para além das ações no programa
Ao fim de cada edição, os CMOs são questionados se ainda vale a pena patrocinar a atração, considerando KPIs pragmáticos, como ROI, e costumo responder que, no marketing, é fundamental entender que tudo precisa ser visto de forma conjunta
Aumento de propaganda de bets não agrada brasileiros
Pesquisa realizada pela Orbit Data Science percebeu mudanças nos comentários online em relação a casas de apostas