O monge e a (des)conexão

Buscar
Publicidade

Marketing

O monge e a (des)conexão

Vivo lança app de meditação com o monge Satyanatha para avançar com o conceito “viva menos do mesmo”


22 de junho de 2017 - 19h05

Com 24 anos, o monge Satyanatha, nascido no interior de São Paulo, deixou tudo para trás para se dedicar à meditação (Crédito: Divulgação)

O conceito mindfulness (esvaziar a mente) está em voga há algum tempo e consiste, basicamente, em se desconectar. Da vida real e, principalmente, da digital. E tem muito a ver com outro conceito, o quiet bliss, que é a contemplação, o desligamento do digital e a ligação ou reconexão consigo mesmo e com o mundo (real) ao redor. Parece até contraditório, portanto, que uma operadora lance um app de meditação. Mas é o que a Vivo acaba de fazer: a operadora anuncia nesta quinta-feira, 22, o Vivo Meditação, guiado por Satyanatha, que vem a ser o monge brasileiro Davi Murbach, que viveu sete anos como monge em Kauai Aadheenam, um dos mais ortodoxos monastérios indianos, com sedes no Ceilão, na Índia e no Havaí. O app da Vivo tem mais de mil meditações e aulas exclusivas, criadas e gravadas por Satyanatha especialmente para o serviço, em parceria com a Movile.

“Achamos que precisávamos evoluir o Viva Tudo – Viva Menos do Mesmo – e trazer um pouco mais de opinião sobre o que queremos para as pessoas e no que a marca acredita. Viver outras experiências, sair do racional e viver de maneira diferente, ser uma marca mais aberta, inclusiva e democrática”, diz o COO da Vivo, Christian Gebara. “Queremos ter uma posição sem julgar o que é certo ou o que é errado, o pensamento da nova geração, com mais igualdade e liberdade e menos preconceito”, completa. Foi com base nesse conceito de evolução da comunicação da marca que a operadora resolveu evoluir para o app Vivo Meditação. Baseado no app popular Headspace, criado pelo monge budista Andy, o app da Vivo tem funções semelhantes: o uso de técnicas de meditação para treinar a mente para uma vida mais saudável e feliz com o objetivo de diminuir o stress, melhorar a qualidade do sono, melhorar o foco e criatividade. Ou seja, a aplicação prática dos conceitos de mindifulness e de quiet bliss.

Gebara ressalta que esse movimento da marca começou há dois anos como forma de entender o impacto da tecnologia na vida das pessoas. Em 2015, a reflexão sobre o uso do celular foi baseada na campanha digital ‘Usar Bem Pega Bem’. Essa campanha levava os clientes a refletir se estavam usando o celular do jeito certo e também abria a discussão sobre o mundo digital.  Mais recentemente, essa orientação teve continuidade com o primeiro filme da série ‘Viva menos do mesmo’ – que retratava com muita sensibilidade uma menina que não queria se limitar ao estereótipo do balé e decide aprender a arte marcial do kung fu a partir dos conteúdos encontrados na internet e, no Dia dos Namorados, foi lançado o #Renamore, que incentivava a “Viver mais o amor e menos todo o resto”.

“Entrando nesse mundo de ser mais aberto e inclusivo, temos uma campanha interna – Vem de Você – para que as pessoas se vistam (e trabalhem) do jeito que são. Não temos padrão. Se você gosta de camiseta, vem assim. Se gosta de terno e gravata, vem assim. Estamos movendo internamente essa transformação porque o que eu falo para fora, tenho que falar para dentro. Se você gosta de tatuagem, Ok. Se gosta de piercing, Ok. Somos super jovens. Precisamos ser uma empresa que o público interno tenha essa alegria e seja atrativa para essas pessoas. São mais de 30 mil funcionários diretos e mais de 100 mil indiretos”, detalha Gebara.

O app está disponível para os assinantes da Vivo com assinaturas de R$ 24,99/mês e R$ 5,99/semana. O monge Satyanatha, nascido no interior de São Paulo, fez engenharia da computação na Unicamp e, aos 24 anos, deixou uma carreira promissora em consultorias, sua vida pessoal e todos os seus bens para ingressar em Kauai Aadheenam. Passou mais um ano em treinamento e tornou-se monge aos 26 anos, após uma cerimônia na qual ficou 33 dias sentado de frente para um muro, o Muro da Chuva, meditando se aquela era a escolha que desejava para sua vida. No monastério, formou-se em teologia comparada e desempenhou diferentes funções, tornando-se, inclusive, editor da revista Hinduism Today, a maior do mundo sobre o tema.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Hope quer contratar mil influenciadoras para suas ações

    Grupo Hope quer contratar mil influenciadoras para suas ações

    Marca de moda íntima abre plataforma para que criadoras de conteúdo se inscrevam; são considerados critérios como engajamento e alinhamento com a empresa

  • Com Marvel, Desimpedidos lança Taça de futebol de sabão

    Com Marvel, Desimpedidos lança Taça de futebol de sabão

    Ação visa promover marketplace da empresa norte-americana e contará com episódios divulgados no canal da produtora