Sua marca manda bem no conteúdo perecível?

Buscar

Sua marca manda bem no conteúdo perecível?

Buscar
Publicidade

Marketing

Sua marca manda bem no conteúdo perecível?

Apesar de cada vez mais populares, stories do Instagram e Snapchat demandam uma dinâmica específica e linguagem apropriada


6 de julho de 2017 - 15h28

Em março, o Facebook lançou sua função Stories, que permite a produção de conteúdo com duração de 24 horas, assim como já era possível no Instagram, no Snapchat e até mesmo no WhatsApp. A possibilidade de produzir o chamado conteúdo efêmero fez com que cada vez mais marcas, agências e plataformas se perguntassem: como produzir um conteúdo com prazo de validade?

Para muitas, ainda é um desafio entender a linguagem e a proposta dos stories. Outras, utilizam o formato como experimentação. Natura, por exemplo, aproveitou a Virada Cultural para frisar a campanha #QuemÉVocêNaRua? A marca levou a youtuber Mariana Torquato, que fala sobre pessoas com deficiência, para dar uma olhada em como andava a acessibilidade no evento e transmitiu tudo que viveu em primeira mão no Stories da Maquiagem Natura. Já a Reserva transmitiu seu desfile no São Paulo Fashion Week diretamente no stories do Instagram e também via Facebook.

“O Snapchat iniciou uma nova visão sobre conteúdo digital que foi amplificada com o Instagram Stories, onde fotos e vídeos são usados para contar uma experiência, não mais para acumular registros de momentos vividos”, lembra Thiago Arantes, diretor de planejamento da SalveTribal Worldwide. De acordo com Arantes, a efemeridade desses formatos dá um senso de foco ao usuário. “A atenção dele está apenas ali mesmo que por poucos segundos. Isso vem quase como um antídoto à dispersão causada pelo excesso de conteúdo na linha do tempo da maioria das redes sociais”, diz.

Ainda segundo Arantes, a oportunidade é explorar o senso de urgência desse formato ao colocar o consumidor como testemunha de alguma experiência única que esteja conectada a um momento específico.“Quem acerta entendeu que além de encontrar olhar proprietário e as particularidades da linguagem nativa desses canais, é preciso reservar um investimento razoável de produção e contar com ajuda de influenciadores”, frisa Arantes.

Rafael Kiso, fundador da mLabs e especialista em marketing digital, explica que ainda é comum que marcas questionem o desafio de produzir um conteúdo com prazo de validade definido. “Entendendo a escassez e a sensação dos usuários de estarem perdendo algo, as marcas devem pensar no Instagram Stories ou Snapchat como um canal de oportunidades e exclusividades. Promoções relâmpago, segredos da marca, pistas de um novo lançamento e lives com sorteios são exemplos. “É claro que a criatividade e qualidade do conteúdo manda em qualquer canal, mas há como pensar de forma estratégico para manter a consistência”, diz Kiso.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Enel firma parceria com Confederação Brasileira de Vôlei

    Enel firma parceria com Confederação Brasileira de Vôlei

    Além da exposição em uniformes e competições, marca assume os naming rights do Centro de Desenvolvimento de Vôlei

  • Petz e Cobasi preparam fusão que criará gigante do segmento

    Petz e Cobasi preparam fusão que criará gigante do segmento

    Nova companhia terá 50% de participação de cada uma das empresas e dará origem a player com 483 lojas e faturamento de R$ 6,9 bilhões