“É preciso bom senso no retoque de imagens”, diz criador do Photoshop

Buscar

“É preciso bom senso no retoque de imagens”, diz criador do Photoshop

Buscar
Publicidade

Marketing

“É preciso bom senso no retoque de imagens”, diz criador do Photoshop

Thomas Knoll fala sobre a criação do software e a transição para o digital


9 de agosto de 2017 - 13h43

Pensar no layout para uma campanha online ou para uma peça em print hoje é uma questão mais criativa do que instrumental – e os softwares de composição e edição de imagem tem muito a ver com isso. O Photoshop ajudou a construir a dinâmica de criação publicitária com um universo de possibilidades para retoques e edição. Ganhou até o verbo “photoshopar”, já internalizado pelos jovens profissionais. No Brasil para o lançamento de sua exposição fotográfica Infinitude, que acontece no MIS SP em agosto,  o criador do Photoshop, Thomas Knoll, conversou com Meio & Mensagem sobre a criação do programa e seu uso pela indústria publicitária.

O retoque excessivo de imagens, tema controverso que cerca a publicidade, é visto como um fator responsável pela criação de propaganda enganosa e proporções impossíveis. Quando questionado sobre o lado ruim da edição de imagens e sobre o movimento “sem Photoshop”, Thomas afirma que existe uma linha tênue para os retoques.

“Existe uma razão pela qual o retoque é tão popular, e a minha teoria é de que, quando você pega uma imagem parada de uma pessoa, é uma situação apática e diferente da sensação de estar no mesmo cômodo olhando para ela. Você pode ver cada rachadura e imperfeição em uma imagem 2D, e a quantidade ideal de retoque suaviza isso e aproxima a imagem da experiência real. Mas certamente é possível ir muito longe e criar uma sensação de se estar olhando para uma boneca de plástico, com proporções impossíveis e esse tipo de coisa”, avalia Thomas.

 

(créditos: Adobe Systems Brasil / Divulgação)

 

Ele afirma ainda que é preciso bom-senso e que ” é importante que o público também entenda o que é possível no processo de retoque, de forma que possam ver de forma crítica a fotografia publicitária excessivamente trabalhada”, disse.

A ideia para o Photoshop surgiu na década de 80, quando o engenheiro fazia doutorado na Universidade de Michigan e seu irmão John Knoll trabalhava como operador de câmera na Industrial Light & Magic, empresa de efeitos visuais de George Lucas (criador de Star Wars). Fotógrafo amador, Thomas começou a desenvolver pequenas aplicações para processamento de imagem e compartilhá-las com seu irmão, que estava aprendendo efeitos gráficos como um hobby.

“Nunca houve a ideia de fazer o Photoshop. Nos primeiros meses, só desenvolvíamos isso para nosso próprio uso, e eu trabalhava no programa porque era muito mais legal do que trabalhar na minha tese de doutorado, era algo onde eu podia procrastinar. Depois de muitos meses percebemos que poderíamos vender o programa”, disse Thomas, que na época estudava computer vision – área que consistia em ensinar computadores a entender imagens.

“O primeiro passo dessa área era o processamento de imagens, pegar um formato e aumentar o contraste, melhorar a resolução e fazer os algoritmos funcionarem melhor”, explica.

A fotografia e edição de imagens ainda era completamente analógica, e a dupla fez um tour pelo vale do silício até licenciar oficialmente o Photoshop para a Adobe em 1989. Thomas continuou a trabalhar no software de forma independente e até hoje presta consultorias para a marca para o desenvolvimento de novos recursos.

Antes da chegada das câmeras digitais, a edição de imagens e negativos era feita na sala escura e as técnicas de composição e colagem eram realizadas manualmente – sem falar na baixa resolução e na demora dos computadores para processar os arquivos. Flavio Castilho Millard, primeiro comprador oficial do Photoshop no Brasil em 1991, era arquiteto e trabalhava em agências de publicidade.

“O estúdio ficou pequeno e a área de computação gráfica foi tomando espaço nas agências. Antes do Photoshop, tínhamos que juntar todas as referências, ampliar a imagem em xerox, fazer todo o texto em Letraset [cartelas com fontes e imagens] e só então começar a pensar no layout de alguma coisa”, relembra Flavio.

O produto teve um boom com a internet e democratização das câmeras digitais, chegando não só a profissionais técnicos, mas a fotógrafos e designers amadores. Antes restrito à criação de peças que eventualmente seriam impressas em um jornal ou publicação, o Photoshop cresceu com a nova demanda por imagens menores para websites. Neste processo, a Adobe também viu a oportunidade  para criar o Lightroom, versão que permite trabalhar em múltiplas imagens ao mesmo tempo.

Apesar da competição com outros softwares emergentes, o Photoshop conseguiu prevalecer no mercado pela interface amigável e vantagens técnicas. “Programadores estavam procurando uma ferramenta de processamento de imagem e o Photoshop já estava pronto, e funcionava muito bem. Lançamos o programa pouco depois de um programa chamado ColourStudio, que tinha muito mais hype na mídia na época, e cuja publicidade era melhor do que a nossa. Mas quando a internet chegou já tínhamos nos consolidado e a Adobe continuou a aperfeiçoar o produto”, explica Thomas.

A ferramenta já conta com opções para mobile e, segundo Thomas, o foco agora está em incorporar novas soluções de IA que realizem outras etapas do trabalho pelo usuário.

 

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Por que mais da metade do investimento da Nestlé está em digital

    Por que mais da metade do investimento da Nestlé está em digital

    No Brasil, percentual já é de 70% do orçamento e companhia explora suas vertentes com cautela e pensamento estratégico, segundo Aude Gandon, chief marketing and digital officer global

  • Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Ação faz parte de uma iniciativa de sustentabilidade em parceria com a ViaMobilidade e a Eletromidia