Doria transforma “ovada” em ação de marketing

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Doria transforma “ovada” em ação de marketing

Post de oportunidade feito pela 11:21 para a marca de ovos Mantiqueira levou o prefeito de São Paulo a negociar uma doação para moradores de rua da capital paulista

Luiz Gustavo Pacete
14 de agosto de 2017 - 7h44

A ovada que o prefeito de São Paulo João Doria levou há uma semana, em Salvador, gerou uma ação de oportunidade da Ovos Mantiqueira. Um post publicado no perfil da marca na última quinta-feira, 10, desenvolvido pela agência 11:21, aproveitava o ocorrido para dizer que “ovo não deve ser usado para jogar em ninguém”.

Após a postagem, o prefeito negociou com a Mantiqueira uma doação de dez mil ovos para moradores de rua da cidade de São Paulo. Doria também gravou um vídeo reforçando que “ovo não deve ser usado para jogar nas pessoas” e reforçando o destino da doação.

De acordo com Gustavo Bastos, fundador da 11:21, quando saiu a notícia da ovada em Salvador, o cliente mandou uma mensagem “provocando” a agência para fazer algo. “Partimos para o post de oportunidade, uma tradição da 11:21. O cliente foi rápido na aprovação e mais ágil ainda quando o prefeito entrou em contato. Foi uma sequência de eventos que se encaixaram”, diz Bastos.

Post da Mantiqueira aproveitando o ocorrido com João Dória

Com sede no Rio de Janeiro, a 11:21 também atende a cerveja Rio Carioca e notabilizou-se por posts de oportunidade envolvendo temas políticos do Brasil e do estado do Rio de Janeiro. “O maior desafio de nossas ações é gerar repercussão e conseguir estabelecer um diálogo com o público”, diz Bastos.

A relação de Doria com marcas tem sido uma estratégia de marketing usada por sua gestão. Com frequência o prefeito aparece em algum vídeo mencionando produtos. Em fevereiro, a gravação de uma reunião em que Doria mostra energéticos da marca Sidney Oliveira foi divulgado nas redes do prefeito.

Em março, a Amazon lançou seu primeiro comercial brasileiro para o Kindle, em um filme que fazia uma alusão “indireta” à gestão do prefeito de São Paulo, João Doria. A campanha trazia projeções pela cidade com o objetivo de “cobrir o cinza de histórias”. Doria decidiu responder ao comercial no Facebook, dizendo que a marca está utilizando São Paulo para vender seus produtos. “Já que eles têm tanto amor pela nossa cidade, poderiam fazer de fato uma ação transformadora e ajudar nossas crianças doando livros para as bibliotecas, computadores e tablets para nossas escolas municipais”, provocou.  Como resposta, a empresa ofereceu livros digitais gratuitos.

 

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