Fórum Abemf traz balanço do mercado de fidelização

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Fórum Abemf traz balanço do mercado de fidelização

No segundo trimestre, setor registrou crescimento de 24% sobre período igual do ano passado

Roseani Rocha
20 de setembro de 2017 - 18h00

Roberto Medeiros, presidente da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização, abriu o 2º Fórum Brasileiro de Fidelização, realizado nesta quarta-feira, 20, no Hotel Unique, em São Paulo, destacando as vantagens desse serviço que é relativamente novo no mercado brasileiro.

Segundo o executivo, os programas de fidelização têm adesão gratuita ao consumidor e para as empresas são uma ótima ferramenta de CRM, propiciam rentabilidade nas vendas, agregam valor a produtos e serviços, além de transformar clientes esporádicos em fieis.

No segundo trimestre deste ano, foram realizados 100 milhões de cadastros, crescimento de 24% em relação ao período equivalente de 2016, crescimento expressivo comparado aos desafios macroeconômicos do País, destacou Medeiros. No período foram acumulados 60 bilhões de pontos e milhas, resgatados 49 bilhões (+33% em relação a 2016). Com isso, o faturamento desse segmento no período foi de R$ 1,5 bilhão, crescimento de 9% sobre o mesmo período de 2016.

Nada menos que 87% dos acúmulos vieram de transações em cartões crédito e/ou varejo, contra 13% das companhias aéreas. No resgate, entretanto, a situação se inverte: 76% foram para passagens aéreas, contra 24% de produtos e serviços não aéreos. Os destinos nacionais mais resgatados foram São Paulo (fato atribuído a viagens de negócio), seguido por Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Salvador e Brasília.

Já entre os desafios a serem vencidos, Medeiros cita os investimentos em tecnologia demandados pela atividade, comunicar e educar clientes (muita gente deixa vencer os pontos e isso, ao contrário do que alguns dizem, não é bom para as empresas), garantir segurança da informação, e ter estratégias de CRM que garantam maior assertividade às ofertas, além de, por fim, autorregulamentação.

Durante o evento foram apresentados cases de fidelização, como Vivo Valoriza, a parceria entre a Gol Linhas Aéreas e a Smiles e o Km de Vantagens, da Ipiranga.

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