Fórum Abemf traz balanço do mercado de fidelização

Buscar

Fórum Abemf traz balanço do mercado de fidelização

Buscar
Publicidade

Marketing

Fórum Abemf traz balanço do mercado de fidelização

No segundo trimestre, setor registrou crescimento de 24% sobre período igual do ano passado


20 de setembro de 2017 - 18h00

Roberto Medeiros, presidente da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização, abriu o 2º Fórum Brasileiro de Fidelização, realizado nesta quarta-feira, 20, no Hotel Unique, em São Paulo, destacando as vantagens desse serviço que é relativamente novo no mercado brasileiro.

Segundo o executivo, os programas de fidelização têm adesão gratuita ao consumidor e para as empresas são uma ótima ferramenta de CRM, propiciam rentabilidade nas vendas, agregam valor a produtos e serviços, além de transformar clientes esporádicos em fieis.

No segundo trimestre deste ano, foram realizados 100 milhões de cadastros, crescimento de 24% em relação ao período equivalente de 2016, crescimento expressivo comparado aos desafios macroeconômicos do País, destacou Medeiros. No período foram acumulados 60 bilhões de pontos e milhas, resgatados 49 bilhões (+33% em relação a 2016). Com isso, o faturamento desse segmento no período foi de R$ 1,5 bilhão, crescimento de 9% sobre o mesmo período de 2016.

Nada menos que 87% dos acúmulos vieram de transações em cartões crédito e/ou varejo, contra 13% das companhias aéreas. No resgate, entretanto, a situação se inverte: 76% foram para passagens aéreas, contra 24% de produtos e serviços não aéreos. Os destinos nacionais mais resgatados foram São Paulo (fato atribuído a viagens de negócio), seguido por Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Salvador e Brasília.

Já entre os desafios a serem vencidos, Medeiros cita os investimentos em tecnologia demandados pela atividade, comunicar e educar clientes (muita gente deixa vencer os pontos e isso, ao contrário do que alguns dizem, não é bom para as empresas), garantir segurança da informação, e ter estratégias de CRM que garantam maior assertividade às ofertas, além de, por fim, autorregulamentação.

Durante o evento foram apresentados cases de fidelização, como Vivo Valoriza, a parceria entre a Gol Linhas Aéreas e a Smiles e o Km de Vantagens, da Ipiranga.

Publicidade

Compartilhe

Veja também