J&J fecha patrocínio à Copa da Rússia na Globo

Buscar

J&J fecha patrocínio à Copa da Rússia na Globo

Buscar
Publicidade

Marketing

J&J fecha patrocínio à Copa da Rússia na Globo

Multinacional mantém estratégia de marketing com futebol e é primeira a anunciar aquisição de cota do evento


3 de outubro de 2017 - 13h13

José Cirilo, head de marketing da J&J no Brasil, justifica patrocínio à força da complementaridade de meios na comunicação. (Crédito: Arthur Nobre)

Animada pelos resultados do patrocínio à copa do Mundo Fifa 2014, realizada em solo brasileiro, a Johnson & Johnson também confirmou com a TV Globo o patrocínio à transmissão da próxima edição do evento, que será realizada na Rússia, em 2018. A marca é a primeira a anunciar a aquisição de uma das seis cotas de patrocínio da cobertura – cada uma no valor bruto de R$ 180 milhões.

“Apesar de a J&J estar movendo sua comunicação para um marketing de precisão, com digital e conteúdo fortes, TV ainda tem um papel muito forte no Brasil e é importante para nós a complementaridade de meios”, afirma José Cirilo, head de marketing da J&J Brasil. Tanto assim, que além da TV aberta, a companhia também negocia com um canal sua volta à TV paga em 2018.

Vicente Varela, vice-presidente de mídia e inteligência digital da DM9DDB, uma das principais agências da J&J, ressalta que desde 2014 e até um pouco antes a companhia tem trabalhado fortemente um portfólio de produtos para a família brasileira. Ele lembra que a multinacional americana disputa o mercado aqui com gigantes tão competentes quanto e que têm produtos arraigados na cultura de higiene e beleza do brasileiro. Ao associar a marca à Copa do Mundo, um evento de união e celebração, em que as pessoas pensam mais na casa (onde em geral se reúnem para assistir aos jogos) e na família, a companhia foi muito bem-sucedida na apresentação de um portfólio que vai muito além de cotonete e Band-Aid. “Firmamos um posicionamento que abrange três pilares: cuidado, saúde e carinho. Agora, a marca volta mais forte, porque de lá para cá apostamos em estar em grandes propriedades de marketing”, afirma Varela em alusão ao fato de, além da Copa, a marca ter patrocinado o futebol na Globo nos últimos cinco anos – o que não acontecerá ano que vem pela opção estratégica de concentrar forças na Copa da Rússia.

Ele garante que tanto a promoção da Copa 2014, em que a companhia levou consumidores aos jogos Brasil afora, quanto a ação Domingo em Família, que acaba de ser encerrada, foram sucessos em termos de cupom e de cadastro (esta última, chegou a registrar 700 mil cadastros, segundo José Cirilo), batendo todos os KPIs. A estratégia de levar clientes aos jogos será explorada novamente para a Rússia 2018, vista como uma oportunidade de unificar o portfolio – agora já bastante conhecido do público – e ir além, para um plano de relacionamento das marcas com os consumidores.

Novamente, serão trabalhadas no patrocínio marcas como Neutrogena, Sundown, Listerine e Johnson’s Baby, mas sob um contexto em que a marca institucional, que completará 85 anos de mercado no Brasil ano que vem, será também privilegiada na comunicação. O executivo da DM9 lembra, ainda, que além do fato especial do aniversário da marca, há a questão de quem nem tudo precisa ir para a televisão. Marcas de dermocosméticos, como Roc e NeoStrata, por exemplo, costumam ser muito bem trabalhadas em ambientes como o digital e o trade dos dermatologistas.

De toda forma, José Cirilo afirma que o planejamento de comunicação da companhia em 2018 será robusto e inovador, sendo o ápice de um trabalho realizado nos últimos três anos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira