Portela contrata agência para rentabilizar marca

Buscar

Portela contrata agência para rentabilizar marca

Buscar
Publicidade

Marketing

Portela contrata agência para rentabilizar marca

Escola de samba do Rio de Janeiro assina contrato com Saravah Comunicação


4 de outubro de 2017 - 11h36

Desfile de 2017 rendeu o título de campeão à escola de samba (Crédito: Leo Cordeiro/www.facebook.com/PortelaNoAr)


Por Bárbara Sacchitiello e Thaís Monteiro

Maior campeã do carnaval do Rio de Janeiro – e vencedora da apuração deste ano, com uma vitória que quebrou um jejum de mais de três décadas sem título – a Portela quer rentabilizar sua tradição e samba. Nesta quarta-feira, 4, no Rio de Janeiro, a Escola de Samba reúne sua diretoria e imprensa em sua sede para assinar um contrato com a Saravah Branding Comunicação e Design.

O trabalho da agência envolverá mais do que a reformulação dos elementos visuais da Portela. A proposta da agremiação é consolidar os ativos e diferenciais da escola para criar produtos, serviços e eventos e outros meios de aproximar a Portela de seus fãs e admiradores ao longo de todo o ano e não apenas nos dias de folia.

A relação da Saravah comunicação com a Portela já vinha se moldando há algum tempo. Foi a agência que auxiliou a consolidação do projeto “Águia do Coração”, uma espécie de sócio-torcedor da escola de samba, que reúne membros que apoiam financeiramente a agremiação. A vontade de profissionalizar mais a área de branding e marketing cresceu após a conquista do título do carnaval carioca de 2017. “Para coroar esse ano de conquista, a escola entendeu a importância desse projeto para valorizar e potencializar ainda mais o gigantesco patrimônio imaterial da agremiação”, conta Cristiano Mansur, diretor executivo da Saravah.

 

(Crédito: Léo Cordeiro/www.facebook.com/PortelaNoAr)

Na opinião do publicitário, o principal ativo de marca já está no DNA da escola: tradição, credibilidade e empatia entre o público brasileiro e até mesmo fora do País. A proposta da agência é tentar mapear, dentro dessas características, novas oportunidades de negócios e trabalhos de marca para incrementar o potencial de negócios da marca Portela. Fazem parte dessa estratégia o desenvolvimento de um trabalho mais apurado no ambiente online e, também, ampliar o investimento em produtos licenciados. “Já há uma empresa especializada em license fazendo um projeto paralelo e vários embaixadores espalhados pelo Brasil e em outros países, inclusive no Japão. O alinhamento dessa nova estratégia de marca vai gerar uma infinidade de novas fontes de receita para potencializar a escola e ajudar a construir um carnaval mais encantador, seja na construção do cardápio de produtos licenciados e na oferta de eventos em diferentes palcos pelo Brasil e mundo”, revela Mansur.

Embora não seja a função principal da Saravah no projeto, a agência também pretende se envolver e colaborar com a captação de patrocínio pela escola, algo que, há anos, se firmou como uma importante fonte de receita para as grandes agremiações carnavalescas do Rio de Janeiro e também de São Paulo. “Certamente o trabalho de estratégia de marca vai ajudar nesse sentido. Afinal, uma marca ainda mais forte, tem maiores chances de atrair novos públicos, logo, também novos patrocinadores”, ressalta o publicitário.

Após a assinatura do contrato, a agência terá como primeira tarefa a realização de pesquisas junto à diretoria, membros da comunidade e formadores de opinião a respeito dos ativos da marca para desenhar novos elementos visuais e construir os primeiros projetos. “A Portela é uma escola de tradição, cuja história se entrelaça com a história do samba e a própria construção da cultura brasileira. Portanto, o que podemos adiantar agora é que para o carnaval a águia vai alçar voos ainda mais altos e, por quê não, distantes?”, projeta Mansur.

Publicidade

Compartilhe

Veja também