Conteúdo financeiro? Procura no YouTube

Buscar

Conteúdo financeiro? Procura no YouTube

Buscar
Publicidade

Marketing

Conteúdo financeiro? Procura no YouTube

Corretoras passam a investir em estúdios próprios para produzir conteúdo para a plataforma com o objetivo de educar e atrair novos clientes


22 de fevereiro de 2018 - 7h43

Um indivíduo pode não ter grandes atropelos por não saber detalhes do Tratado de Tordesilhas, mas dificilmente terá a mesma sorte se não entender dos juros pagos no cheque especial, diz a jornalista Nathalia Arcuri, dona do canal Me Poupe! no YouTube, sobre a importância de uma boa educação financeira. Para ela, a plataforma de vídeo é um meio eficaz para oferecer conteúdo de finanças. Corretoras de valores como XP Investimentos e a Easynvest também têm enxergado o potencial deste canal, e estão investindo em estúdios próprios e produções exclusivas para a rede.

 

O canal Me Poupe! possui mais de um milhão de inscritos (crédito: reprodução)

Para Nathalia, o YouTube, assim como toda a internet, é o melhor meio para assuntos do gênero, uma vez que não depende de um elevado investimento inicial ou da aprovação de uma chefia. “A sua graça está muito mais na escala e na democratização que proporciona do que no formato em si”, diz.

A XP Investimentos possui 26 mil inscritos em seu canal no YouTube (crédito: reprodução)

Com a missão de ajudar o brasileiro a investir melhor, a XP Investimentos aposta no YouTube há anos. Porém, nos últimos dois, passou a intensificar sua estratégia digital, atuando de forma mais recorrente na produção de conteúdos para a plataforma.

A XP Investimentos possui dois estúdios para gravações e, a partir de junho deste ano, terá mais um. Segundo Fernando Vasconcellos, diretor de marketing do Grupo XP, o retorno dessas iniciativas é difícil de mensurar. “Mas claramente gera muito valor para a relação com os clientes”, diz. A XP Investimentos não divulga valores investidos nos estúdios e produções. Para o profissional, sob o ponto de vista de reforço de marca e disseminação de conhecimento, as apostas no YouTube atendem as expectativas da empresa.

No YouTube, a Easynvest conta com cerca de 197 mil inscritos (crédito: reprodução)

Em 2014, a Easynvest fez seus primeiros vídeos para a plataforma. A priori eram animações que explicavam o funcionamento e os diversos tipos de investimentos. Dois anos depois, a empresa intensificou sua estratégia no digital e notou um maior engajamento de usuários e clientes. Temas específicos passaram a ser adotados mensalmente desde do ano passado.

“Nada mais justo do que aproveitar as ferramentas disponíveis na internet para educar financeiramente, considerando que somos uma plataforma online”, aponta Mariana Cammarano, gerente de marca da Easynvest. Em 2017, a empresa decidiu ter um estúdio próprio. A executiva da Easynvest conta que, no início, os vídeos eram feitos com uma câmera, um tripé, um microfone e uma luz. Diferente de antes, foram investidos R$ 150 mil, valor destinado exclusivamente para a montagem do ambiente profissional. A empresa registrou um crescimento de 85% no número de clientes – mais de 240 mil – no ano passado, atribuído também aos investimentos em comunicação, como o novo estúdio. “Quando decidimos investir em equipamentos mais modernos, já sabíamos do potencial e do alcance que a plataforma de vídeos nos daria”, fala Mariana.

“A mídia tradicional não cabe nos budgets dessas empresas”, diz Nathalia Arcuri, do canal Me Poupe!

O canal Me Poupe!, criado pela Nathalia devido a sua insatisfação quanto aos conteúdos disponíveis sobre finanças na mídia, fechou parceria com a Easynvest em 2015. Junto da empresa e de uma produtora, a youtuber desenvolveu um projeto de planejamento e linguagem para o canal. “Foi muito importante ter liberdade criativa e romper com o paradigma de que é preciso ser sisudo para ter a confiança do investidor”, fala Nathalia sobre a comunicação trabalhada ao lado da Easynvest. Hoje, o Me Poupe! trabalha de modo semelhante com a corretora Modal Mais, sua mais nova parceira.

De acordo com Nathalia, corretoras não têm verba de marketing que um banco de varejo possui. “A mídia tradicional não cabe nos budgets dessas empresas”. Para a youtuber, por isso, boa parte dos brasileiros nunca ouviu falar em empresas desse segmento.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira