Consumidor compra menos celular, mas passa mais tempo online

Buscar

Consumidor compra menos celular, mas passa mais tempo online

Buscar
Publicidade

Marketing

Consumidor compra menos celular, mas passa mais tempo online

De acordo com o relatório Mary Meeker, 2017 foi o primeiro ano em que as vendas de smartphone não cresceram


4 de junho de 2018 - 13h01

Por George Slefo, do Advertising Age

As pessoas estão comprando menos smartphones, mas estão passando mais tempo online. Os negócios na China estão expandindo, assim como o e-commerce e os pagamentos via mobile. O Echo, da Amazon, é um hit. E por aí vai.
Essas são algumas das constatações do relatório anual Mary Meeker, que traz as principais tendências da internet para os líderes de marketing. A seguir, veja 12 destaques do levantamento e veja o que pensam alguns executivos sobre a importância do estudo.

1. 2017 foi o primeiro ano em que não houve crescimento nas vendas de smartphones. À medida que mais pessoas tornam-se portadoras de celulares, essa alta fica mais difícil de acontecer. O mesmo vale para o crescimento de usuários da internet, que retraiu 7% em 2017 ante 12% no ano anterior. Com mais da metade do mundo com acesso à rede, sobram menos pessoas para se conectar.

2. As pessoas, no entanto, ainda estão aumentando o tempo que passam online. Nos EUA, os adultos passaram 5,9 horas diárias no digital em 2017, 5,6 horas a mais do que o ano retrasado. Cerca de 3,3 horas foram dedicadas ao mobile, responsável pelo aumento geral no consumo de mídia digital.

3. Apesar de lançamentos de alta estirpe – iPhones e Galaxy Notes da Samsung a US$ 1.000 – o preço global médio dos smartphones continua a cair. Custos menores ajudam a impulsionar a adoção dos dispositivos em mercados menos desenvolvidos.

4. Pagamentos via mobile estão ficando mais fáceis de serem efetuados. A China continua à frente do resto do mundo na adoção da prática, com mais de 500 milhões de usuários ativos em 2017.

5. Produtos controlados por voz como o Echo, da Amazon, estão decolando. Nos EUA, o uso de Echos cresceu mais de 30 milhões no quarto trimestre ante 20 milhões no terceiro trimestre.

6. As empresas de tecnologia estão enfrentando um “paradoxo de privacidade”: estão na encruzilhada entre a utilização de dados para oferecer uma melhor experiência ao consumidor e violar a privacidade dele.

7. As vendas de e-commerce continuam em aceleração. Em 2017, no mercado norte-americano, subiram 16%, 2% a mais que em 2016. A Amazon é detentora da maior fatia dessas vendas, com 28%. Já o desempenho do varejo físico é inversamente proporcional ao do comércio online, continua a retrair.

8. Companhias de tecnologia estão competindo em mais frentes. O Google está amplificando sua atuação: além de plataforma de anúncios, está tornando-se uma plataforma de comércio com o Google Home Ordering. A Amazon, por sua vez, está indo para a publicidade.

9. As pessoas estão investindo mais em health care, o que significa que talvez tenham que focar mais em valor. Meeker pergunta: “Será que as forças do mercado finalmente virão para o health care e baixar os preços para os consumidores?”

10. Espere que as empresas de healthcare ofereçam mais experiências modernas de varejo, com lojas convenientes, transações digitais e serviços farmacêuticos on-demand.

11. Espere que a tecnologia também transforme o trabalho. Da mesma maneira que os norte-americanos mudaram-se da agricultura para os serviços na década de 1990, os setores empregadores voltarão ao fluxo. Desta vez, espere mais trabalhos relacionados a serviços on-demand predominando.

12. A China está tornando-se um hub para as maiores empresas de internet do mundo. O país agora é sede de nove das 20 maiores empresas da internet – enquanto os EUA têm 11. Há cinco anos, a China, tinha dois e os EUA tinha nove.
Embora seja legal colocar números sobre fatos e quantificar mudanças, algumas destas conclusões confirmam o que muitas pessoas já esperavam. Então perguntamos por que as pessoas acompanham tão de perto o relatório Mary Meeker.
Eis o que responderam:

Liz Gottbretch, vice-presidente de marketing da Mavrck
“É o único relatório que conecta os pontos entre as macrotendências na cultura, tecnologia e comportamento do consumidor e o impacto econômico. “É interessante notar que conforme o tempo dos consumidores no celular continua a crescer e é mais fácil fazer compras on-demand, também estamos vendo grande disparidade entre as economias e o saldo do consumidor, assim como o crescente investimento em healthcare. A correlação não implica causa, mas os anunciantes precisam estar atentos ao cenário mais amplo que direciona as decisões de compra do consumidor”

Topher Burns, head de produto e marketing da Collins
“Certamente a era do ‘uou, a internet mobile continua crescendo’ acabou. Os relatórios recentes resistem às antigas manchetes que costumavam ter, mas acho que é porque Meeker nunca desviou da complexidade. O cenário digital é tão onipresente que em muitos casos dá para tirar a palavra ‘digital’ – como é possível um entretenimento ou um marketing que não seja digital? – e o relatório reflete um espaço onde a história de um crescimento rápido está arrefecendo e tornando-se uma história de maturação
Outra coisa que amo sobre o relatório é quão eficiente são alguns números em colocar o cenário sob perspectiva, como o fato de mais de 50% do mundo acessar a internet; e das 20 maiores empresas de internet, a China é casa para várias delas, praticamente igualando-se aos EUA; e, globalmente, os preços do smartphone estão caindo”

Wes MacLaggan, VP sênior de marketing da Marin Software
“As companhias podem baixar a cabeça quando tentam admitir que às vezes perdem tendências que estão impactando sua indústria e seus consumidores. Com o relatório, as empresas ao redor do mundo podem tirar alguns instantes para dar um passo atrás e descobrir o que está acontecendo nos espaços adjacentes”.

Crédito da imagem do topo: RawPixel/Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira