Feira de calçados da Francal chega à 50ª edição e foca em conteúdo

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Feira de calçados da Francal chega à 50ª edição e foca em conteúdo

Objetivo da exposição é auxiliar os comerciantes e fomentar a economia do mercado

Thaís Monteiro
9 de julho de 2018 - 8h53

Entre 16 a 19 de julho, acontece na Expo Center Norte a 50ª edição da Feira Internacional de Moda, Calçados e Acessórios, organizado anualmente desde 1969 pelo grupo de empresários que formou a promotora Francal Feiras mais tarde, em 1983. Comemorativo, o evento ganhou novidades significativas. Desta vez, além do intuito de promover a negociação entre produtor e lojistas e fomentar o mercado, a empresa busca usar o evento para auxiliar os comerciantes com a disposição visual dos produtos, o uso de e-commerce, além de dar mais atenção à segmentos como o de calçados infantis e masculinos, às multimarcas e o profissional que trabalha como representante comercial.

 

Este ano a promotora receberá 450 expositores e espera 30 mil visitantes(Crédito: Divulgação/Francal Feiras)

As novidades renderam o conceito “Feira com cara de shopping center”, conta Abdala Jamil Abdala, presidente da promotora. Para o executivo, a exposição continua com a premissa de trazer benefícios para a economia do mercado, mas desta vez fará isso por meio de informações. “O mundo está em transformação. Temos que reciclar, trazer novidades, buscar informações. Hoje o e-commerce está tomando conta do mercado e é importante aproveitar o visual marketing. Então trazemos palestras com conteúdo voltado ao lojista com o objetivo de dar uma guinada no mercado”, diz.

As intenções se concretizam em espaços como o (Re)Volution Visual Merchandising, criado em parceria com a Fashion Snoops, com instalações para inspirar lojistas na apresentação de seus produtos e Fotosfera; o Francal E-Commerce Solution, desenvolvido em parceria com a E-Commerce Brasil, que concentra 28 empresas que trabalham com e-commerce e oferece palestras relacionadas ao setor de calçados; o espaço Francal Kids, para marcas, desfiles e painéis sobre o segmento infantil; um desfile exclusivo feito com Sylvain Justum, editor de moda da revista GQ Brasil, sobre calçados masculinos; além de eventos como o fórum Retail Now, sobre os desafios e soluções para multimarcas.

Apesar de todas as novidades, Abdala diz que o principal da feira continua sendo o produto e o pós-feira. “O mercado está navegando em águas tortuosas devido a economia do País. O varejo ainda está um pouco devagar e o sapato não foge dessa regra. Mas o Brasil exporta para mais de 140 países, tem calçados de ótima qualidade e isso ajuda para trazer um equilíbrio para o mercado. Nosso objetivo é que a feira traga benefícios para essa economia e nossa convicção é que isso vai acontecer”, afirma.

A edição deste ano terá 450 expositores e espera receber 30 mil visitantes de todo o País e mil importadores de 50 países. “Não é a maior em tamanho, mas é a mais importante por conta dos 50 anos”, alega Abdala. A comunicação para a feira deste ano foi criada in-house e inclui peças como mala direta, spots de rádio, anúncios no digital, em impresso e outras.

“Nosso objetivo é que a feira traga benefícios para essa economia e nossa convicção é que isso vai acontecer”

Em 2019, a feira terá três dias e será adiantada para junho à pedido dos expositores. “Brincamos que somos garçons do mercado. Eles pedem antes e nós atendemos. Optamos por três dias dentro do aspecto do aproveitamento e focando em uma eventual economia do visitante que pode ver toda a feira dentro desse período”, diz o presidente.

Atualmente a empresa realiza 16 eventos durante o ano de diferentes setores, como a Abrin, a Expomusic, a Naturaltech e outros, além de possuir também a Estrutura Montagens em 1985 para atender suas demandas internas. Hoje, a empresa atende 70 eventos por ano.

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