Nielsen conquista patente de método de otimização de vídeo

Buscar

Nielsen conquista patente de método de otimização de vídeo

Buscar
Publicidade

Marketing

Nielsen conquista patente de método de otimização de vídeo

Método oferece versões de 15 e sete segundos de spot comercial clássico sem comprometer mensagem e mantendo eficiência


12 de julho de 2018 - 11h06

O setor de neurociência da Nielsen conquistou recentemente a patente americana de uma metodologia de otimização de formatos comerciais de 30 segundos. A novidade é um trabalho consultivo em cima de testes sobre comerciais em vídeo cujo resultado é uma sugestão de edição que não compromete a mensagem final e, não raro, aumenta o engajamento do consumidor.

 

Laboratório de Neurociência da Nielsen em São Paulo (Crédito: Arthur Nobre)

O método em si já existe há alguns anos, sendo anterior à patente reconhecida em junho. No Brasil, por exemplo, já atendeu a clientes como Perfetti Van Melle (Mentos) e Honda Motos. A ferramenta verifica a reação de um grupo de telespectadores segundo diversas técnicas, como eyetracking, biometria, facial coding, questionário e, principalmente, eletroencefalograma (EEG). “O grande diferencial técnico é um algoritmo que consegue traduzir onda elétrica em scores com grande correlação com desempenho real de mercado”, diz Janaína Brizante, diretora de consumer neuroscience da Nielsen Brasil.

Segundo a cientista e publicitária, as ferramentas e o método utilizados fornecem índices que traduzem mais fielmente o que se passa na cabeça da audiência quando ela assiste a um comercial. Essa análise permite identificar pontos do vídeo que afastam o espectador e, a partir daí, recomendar os ajustes.

A solução de compressão de vídeo sugere novas edições conectando os resultados dos estudos aos objetivos de criatividade da agência e o potencial de engajamento da audiência. Pode gerar um vídeo de 15 ou sete segundos, oferecendo novos flights de uma peça de 30 segundos, com eficiência semelhante.

Publicidade

Compartilhe

Veja também