Como fazer que uma viagem ao Vale do Silício seja útil aos negócios

Buscar

Como fazer que uma viagem ao Vale do Silício seja útil aos negócios

Buscar
Publicidade

Marketing

Como fazer que uma viagem ao Vale do Silício seja útil aos negócios

Conhecer a sede do Google ou do Facebook pode não fazer sentido sem um propósito que gere resultados na volta


31 de agosto de 2018 - 9h41

No início da semana, a CI&T, empresa especialista em transformação digital, anunciou a criação de um espaço de cocriação no Vale do Silício, batizado de Prisma, o local se propõe a fomentar discussões e metodologias sobre transformação digital e segue os moldes da unidade instalada na sede da empresa, em Campinas.

 

Mattiazzi: “O Vale do Silício, na Califórnia, se tornou o principal destino para as marcas que buscam mudar o mindset e serem mais inovadoras”

Além de atender aos clientes americanos, o Prisma de San Francisco terá como objetivo contribuir para que empresas brasileiras aproveitem melhor suas viagens à região. De acordo com Leonardo Mattiazzi, VP de inovação da CI&T, são cada vez mais comuns as comitivas de empresas para a região, no entanto, se não houver um planejamento que faça sentido no processo de transformação da companhia a viagem vira apenas turismo.

“O Vale do Silício, na Califórnia, se tornou o principal destino para as marcas que buscam mudar o mindset e serem mais inovadoras. Se o objetivo é gerar resultados de negócio, a recomendação é não tratar a viagem como uma simples ‘visita’, mas sim como parte de um processo de transformação digital consistente e sistemático”, afirma Mattiazzi.

Ainda de acordo com Mattiazzi, a empresa não deve deixar a iniciativa morrer como uma “visita”. “Quando voltamos ao dia a dia, na segunda-feira, vemos que não houve muita ‘transformação’. Para se obter resultados consistentes no negócio, o processo deve ser sistemático e integrado com um framework de trabalho que inclua a inovação dentro de casa”. A pedido de Meio & Mensagem, ele destacou alguns insights para empresas que pretendem enviar profissionais à região.

Áreas-chave: Defina quais segmentos de negócio você deseja priorizar. Isso pode mudar ao longo do ano, podendo ser feito em ciclos trimestrais.

Estrategista dedicado: Tenha pelo menos um estrategista do seu negócio dedicado e inserido no ecossistema de inovação do Vale do Silício, atuando de maneira contínua e não apenas pontual. Esse estrategista deverá acompanhar as tendências do setor, as novidades do mundo das startups e o processo sistemático de inovação da empresa para viabilizar onde há uma “ponte” com o território americano que possa ser promissora. O ideal é que esse estrategista esteja nos EUA, construindo relacionamentos para a marca.

Busca por startups: Faça uma seleção de startups e entre em contato com elas com antecedência. Vá preparado para discutir como essa startup poderia, eventualmente, fazer parte do seu modelo de negócio. Importante: vá de mente aberta, preparado para experienciar. Essa conversa tem que ser exploratória e os fundadores das startups podem surpreendê-lo – o que, aliás, é ótimo!

Olho nas oportunidades: Prepare-se, pois algumas conversas podem não gerar nada. Mas se sentir que pode haver algo ali, não espere ter todas as evidências, planos, orçamento, etc. A dica é que todo esse processo, sendo sistemático, tenha um orçamento específico e inclua experimentações com algumas startups.

Experimente, experimente, experimente: Aplique a mentalidade de MVP (Produto Mínimo Viável), bem conhecida pelas startups para começar a validar suas hipóteses em conjunto, de forma mais rápida. Para isso, o ideal é que já tenha um pequeno time pronto para executar esses experimentos, do qual o estrategista que você definiu (mencionado no item 2), faça parte. Ao longo do ano, realize vários testes. A maioria irá servir “apenas” como aprendizado, enquanto uma ou outra ideia pode se tornar um belo diferencial de mercado. De qualquer maneira, você se tornará muito mais ágil em abraçar a inovação.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Prio, Gerdau e Estácio promovem as quatro etapas do principal campeonato de Surf do Brasil

  • Talk com Môni aborda o luxo mais liberto de suas próprias amarras

    Talk com Môni aborda o luxo mais liberto de suas próprias amarras

    Em sua quarta edição, evento que acontece no JK Iguatemi discute redes sociais e influência no segmento que por muito tempo resistiu a tudo isso