Marketing
Jeep e Santander patrocinam SPFW
Espírito empreendedor da moda e o tema “Transposição” da N46, atraíram marcas
Espírito empreendedor da moda e o tema “Transposição” da N46, atraíram marcas
Roseani Rocha
11 de outubro de 2018 - 12h23
Após ter anunciado em julho a mudança da SPFW do prédio da Bienal, no Ibirapuera, para um galpão industrial na Vila Leopoldina, Paulo Borges, fundador da semana de moda revelou, na quarta-feira, 10, o lineup para a primeira edição no novo espaço, assim como os patrocinadores da edição N46, que acontece de 21 a 26 de outubro.
Não por acaso, o evento foi realizado no Farol Santander, novo espaço cultural da cidade de São Paulo, patrocinado pelo banco espanhol, que agora também patrocina, pela primeira vez, a SPFW. A FCA, com a marca Jeep, também será patrocinador máster do evento que terá, ainda, apoio de Chilli Beans e Brasken (além de parcerias com a estilista Patricia Bonaldi e com a cineasta e cenógrafa Daniela Thomas).
“Quem me conhece, sabe da minha crença na antroposofia e que na vida temos ciclos de sete anos, em que evoluímos. Estamos agora no início de um quarto ciclo da SPFW”, disse Paulo Borges, no encontro com jornalistas, estilistas e outros parceiros criativos.
O novo espaço da principal semana de moda da América Latina é, segundo seu criador, uma caixinha – na verdade, de nove mil metros quadrados, com 17 metros de pé direito – sem paredes ou portas. Até a sala de desfiles será demarcada apenas por cortinas. Já o espaço do Farol Santander receberá palestras e masterclasses.
Marcos Madureira, vice-presidente executivo de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander contou que o fator principal de atração do banco ao evento não foi o glamour ou a beleza da moda, embora admire os dois, mas o empreendedorismo por trás do setor, presente, inclusive, em projetos como o Estufa, que promove novos talentos e formas de criar, produzir e distribuir moda – e na SPFW N46 será responsável por sete desfiles. “O modelo de trabalho que vemos hoje não vai continuar. Grandes empresas, como o Santander ou a Fiat, existirão para apoiar outra diversidade de negócios e diversidade é o que faz do Brasil um país fantástico e criativo”, disse o executivo.
Ele contou que tanto é essa a abordagem que uma das ativações ao patrocínio terá como protagonistas pessoas que atuam no backstage da moda, como maquiadores, camareiras etc. O Santander recebe mensalmente 242 pedidos de patrocínio o que torna preciso, segundo Madureira, estabelecer uma linha. A que o banco traçou inclui empreendedorismo, gastronomia e, agora, moda.
Já a Fiat, que participou de edições anteriores com a própria marca institucional, entra pela primeira vez no evento com uma marca de produto. Antonio Filosa, presidente da FCA no Brasil, explicou a mudança. “Sou italiano e estudei em Milão, que também tem uma semana de moda forte. Quando o Ciaco (João Ciaco, diretor de marketing) me apresentou o projeto fiquei entusiasmado em participar e decidimos juntos que Jeep seria o asset mais adequado”, disse Filosa. Ele lembrou que a marca Jeep já nasceu em tempos turbulentos, em 1941, ou seja, em plena 2ª Guerra Mundial, para ajudar o exército americano. E desde então é conhecida por enfrentar todo tipo de terreno difícil.
Também justificou a afinidade com o próprio espírito ousado da companhia, que instalou na zona da mata de Pernambuco, em Goiana, uma fábrica e um complexo com 16 fornecedores e ressaltou o fato de o Jeep Compass ter uma versão projetada por brasileiros. “Temos um mote global, que é o ‘making history’. E queremos fazer isso no Brasil também”, disse Filosa.
Um dos nomes icônicos da moda, Costanza Pascolato, do alto de seus quase 80 anos, lançou mão de sua idade e da origem europeia, e italiana mais especificamente, para minimizar o momento difícil de polarizações ideológicas e discussões raivosas no campo social e da política que o Brasil vive neste momento. “Esses traumas e polarizações são totalmente transponíveis”, ponderou, ao mesmo tempo dando alento aos players do mundo fashion para seguirem em frente, com ousadia e criatividade, que sempre foram sua principal marca.
Totalmente em sintonia com o tema da próxima edição da SPFW em sua nova casa, que, não por acaso, é “Transposição”.
Compartilhe
Veja também
Lei Taylor Swift: projeto prevê punições para a prática de cambismo
Projeto de lei aponta novas penalidades para cambistas envolvidos na venda de ingressos eventos como shows e eventos esportivos, bem como inclui novos tipos de crimes
Rexona integra time de patrocinadores da Copa América 2024
Marca da Unilever promoverá ações para os torcedores da competição de futebol, que acontece nos Estados Unidos a partir de 20 de junho