Estudo mapeia como o consumidor escolhe seu smartphone

Buscar
(kieferpix-iStock)-491933480

Marketing

Publicidade

Estudo mapeia como o consumidor escolhe seu smartphone

Painel desenvolvido pelo Grupo Croma também mostra os momentos de uso mais frequente do aparelho


8 de janeiro de 2019 - 16h24

(Crédito: Enes Evren – iStock Photos)

Por Renato Rogenski

Dentro de um contexto onde o smartphone representa praticamente uma extensão do corpo das pessoas, a empresa de consultoria e pesquisa Grupo Croma desenvolveu um estudo continuo sobre o comportamento do brasileiro em relação ao uso do telefone celular. A primeira pesquisa é fruto de respostas de 1.400 usuários, de todo o País. Um dos dados de maior destaque no painel é o momento mais frequente de utilização. Enquanto 65% checam seu smartphone antes de dormir, 50% usam o aparelho frequentemente nessa ocasião ou logo ao acordar.

Entre os aplicativos, o mais acessado é o WhatsApp, a frente de Facebook e Instagram, sendo utilizado também para fins profissionais. No trabalho, a ferramenta é usada por (60%) dos pesquisados e o e-mail por (20%). “Os smartphones se tornaram itens indispensáveis na vida das pessoas, que ficam conectadas quase o tempo todo. Desse modo, a comunicação via WhatsApp se torna mais prática e efetiva, principalmente quando envolve mais de uma pessoa na mesma conversa,” explica Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma.

Preço e reputação de marca
Um outro recorte do painel mostra o comportamento dos brasileiros na escolha de compra das marcas de smartphone. Na sequência de avaliação de atributos estão: bom preço (35%), reputação da marca (25%), facilidade de uso (21%) e tamanho da tela (19%). Contrapondo esses números, em último lugar aparecem no estudo processador (11%), atualização de modelo (10%) e qualidade da câmera traseira — fotos e vídeos — (10%). “Os dados confirmam que os consumidores estão à procura de um produto com um bom custo/benefício, com qualidades técnicas que supram suas necessidades diárias de comunicação e de fácil usabilidade, facilitando o dia a dia”, explica Edmar.

O estudo também avaliou como os usuários escolheram a operadora nos últimos três meses. Entre os fatores decisivos estão: boa oferta de produtos e serviços (35%), funciona em qualquer lugar (33%), todo mundo tem (24%), eu confio na marca (19%), recebi boas recomendações (13%) e tem boa reputação (11%).

De acordo com a Croma, a coleta dos dados será feita mensalmente e a cada trimestre haverá leituras consolidadas sobre os principais pontos de experiência de compra e uso de celulares.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • pesquisa

  • smartphone

  • CELULARES

  • Croma Solutions

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”