Resultado do ENEM motiva a Black Friday da educação

Buscar

Resultado do ENEM motiva a Black Friday da educação

Buscar
Publicidade

Marketing

Resultado do ENEM motiva a Black Friday da educação

A divulgação das notas pelo Ministério da Educação, previstas para essa sexta-feira, deve movimentar as buscas por ensino privado; segundo o Google, EaD é a tendência em 2019


18 de janeiro de 2019 - 6h00

 

Vicente Carrari, head de vendas para a indústria de educação do Google Brasil (Crédito: Divulgação)

Com a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pelo Ministério da Educação (MEC), nesta sexta-feira, 18, o mercado de educação privada se prepara para uma alta nas buscas por matrícula. De acordo com levantamento do Google, que tem nesta data um momento estratégico por atender redes de ensino privado, neste ano, as buscas por Ensino a Distância (EaD) cresceram 3,4% em relação ao ano passado.

Análise feita pela área de insights do Google mostra que com o esvaziamento dos recursos públicos de fomento ao ensino privado, como o FIES, a EaD surgiu como oportunidade para os alunos continuarem estudando. “Percebemos que esse período se tornou muito importante, levando a um grande fluxo de estudantes ao digital em busca da melhor alternativa para cursar o ensino superior, especialmente na data de divulgação das notas”, diz Vicente Carrari, head de vendas para a indústria de educação do Google Brasil.

Para a data, o Google montou uma força-tarefa com 25 profissionais para dar suporte às principais faculdades no Brasil pelos próximos dez dias. “É no momento de divulgação das notas do Enem que essas buscas começam a ganhar impulso”, afirma Vicente. Segundo uma pesquisa on-line realizada pelo Google em julho de 2018, com mil respondentes, esses estudantes levam hoje no máximo três meses entre o início da jornada e a matrícula. Em 2013, esse tempo era de cinco meses aproximadamente.

“Isso mostra como a jornada vem diminuindo ao longo dos anos, conforme os estudantes tornam-se mais cientes sobre o Ensino Superior e suas expectativas em relação a este investimento: preço, localização e qualidade é o tripé clássico dessa jornada de busca no digital”, diz Vicente. Nos 10 dias a partir da divulgação da nota, os potenciais alunos começam a buscar novamente as universidades e as ofertas, como desconto de matrícula e mensalidade.

De acordo com o Google, os cursos mais procurados no fim de 2018 foram: Biomedicina, 74,9%; Engenharia de Controle e Automação, 61,7%; Biologia Marinha, 56%; Ciências Econômicas, 53,9%; Engenharia de Materiais, 41,5%; Agronomia 40,7%; Engenharia de Alimentos, 39,9%; Radiologia, 38%; Engenharia Química, 37,1% e Farmácia, 35.1%.

Publicidade

Compartilhe

Veja também