Gucci tira produto das lojas após acusação de racismo

Buscar

Gucci tira produto das lojas após acusação de racismo

Buscar
Publicidade

Marketing

Gucci tira produto das lojas após acusação de racismo

Blusa preta de gola alta, que cobre parcialmente o rosto, foi interpretada como blackface


8 de fevereiro de 2019 - 17h04

Blackface: peça foi interpretada pelo público como uma item de viés racista

Na quinta-feira, 7, a marca de luxo italiana Gucci retirou um produto de linha após ter recebido diversas críticas do público. A polêmica foi gerada por conta de uma peça controversa de sua coleção, uma blusa preta de gola alta, que cobre parcialmente o rosto das pessoas, com um contorno vermelho na boca. Para grande parte dos críticos, a iniciativa configura o “blackface”, uma representação caricata e racista dos negros. Entre as principais reclamações, está o fato de que a peça foi comercializada justamente em fevereiro, quando é celebrado o Mês da História Negra nos Estados Unidos.

Diante das diversas manifestações nas redes sociais e reportagens na imprensa americana, a empresa resolveu não apenas remover o produto de seu portfólio, como emitir um pedido oficial de desculpas, publicado também no Twitter. “A Gucci lamenta profundamente pela ofensa causada pelo suéter de lã balaclava. Consideramos a diversidade como um valor fundamental que precisamos sustentar e respeitar na vanguarda de todas as decisões que tomamos. Confirmamos que o produto foi imediatamente retirado de todas as nossas lojas e do nosso site online”, disse o comunicado.

Se por um lado o apelo visual “Instagramável” das coleções de Gucci ajuda a reforçar a reputação da marca nas redes sociais, o fênomeno viral também pode tomar a proporção contrária em casos como esse. Aliás, este não é o único exemplo recente em que uma marca de luxo se envolve em uma polêmica do gênero. Em dezembro de 2018, a Prada também precisou interromper as vendas de um chaveiro de macaco, que segundo os críticos possuia os traços caricatos de pessoas negras.

Abaixo o pedido de desculpas da marca:

Imagem de topo: Christian Wiediger/Unsplash

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira