Brasil pode somar 200 mi de PCs ate 2017

Buscar

Brasil pode somar 200 mi de PCs ate 2017

Buscar
Publicidade

Marketing

Brasil pode somar 200 mi de PCs ate 2017

Estimativa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra evolução do mercado, que saltou de 50 milhões de máquinas em 2008 para os atuais 99 milhões de PCs


19 de abril de 2012 - 8h50

Em 2017, cada brasileiro deve ter um computador. Esse contingente de cerca de 200 milhões de máquinas é projetado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que acaba de divulgar a 23ª edição da Pesquisa Anual de Uso de TI. De acordo com o estudo, o volume de máquinas saltou de 50 milhões em 2008, o equivalente a um PC para cada quatro pessoas, para os atuais 99 milhões de micros, ou um para cada dois habitantes, entre usos domiciliar e empresarial.

Em 2012, a estimativa é que o mercado venda uma máquina por segundo, somando algo em torno de 18 milhões de unidades, alta de 10,5% em relação a 2010, quando, segundo a FGV, foram comercializados 16,2 milhões de equipamentos, considerando desktops, notebooks, netbooks e tablets. A previsão é que o setor mantenha um índice de crescimento próximo de 9% nos próximos anos.

Contexto

O mercado brasileiro de computadores cresce hoje sob o embalo dos dispositivos móveis, em especial dos tablets e das mudanças avassaladoras propagadas pelo iPad, da Apple, que somente no quarto trimestre de 2011, período que concentra a maior movimentação do setor, vendeu 15,4 milhões de iPads, mesmo volume registrado durante todo o ano pelo mercado nacional de PCs, segundo a consultoria IDC. O resultado brasileiro indica que uma provável substituição de aparelhos tradicionais e portáteis pelos tablets já pode estar em curso.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras